Estudantes dos EUA vão atuar em universidades brasileiras
No próximo mês de março, 120 estudantes de graduação dos Estados Unidos, ou profissionais recém-formados em várias áreas de conhecimento, começam a atuar como assistentes nos núcleos de língua inglesa de 35 universidades federais do Brasil.
Essa modalidade de intercâmbio é o objetivo do Programa Professores Assistentes de Língua Inglesa, que desde o ano passado recepciona estudantes dos Estados Unidos para dar suporte ao Programa Idioma sem Fronteiras. Cada assistente receberá uma bolsa mensal, no valor de 1.600 dólares, e poderá permanecer no País por nove meses.
O intercâmbio educacional é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright Brasil.
Programação
De 2 a 6 de março, os bolsistas participam de seminário de orientação, em São Paulo, onde receberão informações sobre pesquisa e ensino no Brasil. Logo depois, serão encaminhados para as universidades onde vão atuar.
Simone Sarmento, vice-presidente do Programa Idioma sem Fronteiras, modalidade língua inglesa, explica o papel e a importância do apoio dos bolsistas: “Esses norte-americanos não são propriamente professores de línguas, mas têm formação nas humanas e vêm agregar valor ao ensino e ao desenvolvimento de proficiência. Eles não assumem turmas, mas podem atuar desenvolvendo projetos.”
Fonte: Ministério da Educação