Pedra Dourada completa 52 anos de emancipação política-administrativa
A cidade de Pedra Dourada esteve em festa neste final de semana, quando foi comemorado os 52 anos de emancipação política-administrativa.
Na programação, o 1º Pedal Dourada, que contou com a participação de ciclistas de toda região que percorreram o caminho das Montanhas Douradas (que tem cerca de 20 km), alvorada com integrantes da Banda Mandioca com Torresmo, hasteamento dos pavilhões, café da manhã coletivo, que reuniu a população e autoridades municipais e ao fim do dia foi servidor um almoço.
História
A história do município teve seu início depois de morar por muito tempo na região, o senhor José de Souza Lima, resolveu doar 66 hectares de terra para o patrimônio de uma igreja a ser construída em honra a São João. Ao seu redor cresceu um povoado, que recebeu o nome de São João do Soca. Em 1939, passou o arraial a se chamar Vila de São José de Pedra Dourada. O nome Pedra Dourada é devido aos reflexos do Sol em uma gigantesca pedra que fica a 1.200 metros de altitude, sendo atração turística da região por sua rara beleza. O município de Pedra Dourada foi distrito da cidade de Tombos. Em 1963, foi elevada a condição de município pela Lei Estadual Nº. 2.794, de dezembro de 1962. Atualmente a Prefeitura Municipal de Pedra Dourada encontra-se instalada na Praça Cristiano de Aguiar Nº. 20 – Centro, tendo como chefe executivo municipal, Eunice Moreira Araújo (PSDB), eleita para a legislatura 2013-2016. O poder legislativo é composto por nove vereadores.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da PMPD