Distrito de Belisário poderá ser contemplado com coleta seletiva de lixo
Aconteceu, na manhã da última terça-feira (24), no salão da Paróquia Santo Antônio em Belisário, distrito de Muriaé, a primeira reunião para a implantação da coleta seletiva de lixo no distrito.
Participaram da reunião representantes de diferentes seguimentos daquela localidade, religiosos, professores da rede municipal e estadual, legislativo, agentes de saúde e moradores, bem como o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR). Para conhecimento geral sobre o assunto, a palestrante e Gestora Ambiental da autarquia municipal, Patrícia Coelho Pedrosa, falou de todo o processo que envolve uma coleta, dos benefícios onde todos ganham, meio ambiente e a inclusão dos catadores que sobrevivem do trabalho dando destino adequado aos materiais recicláveis.
Durante a reunião, várias questões foram levantadas, entre elas foram discutidos a viabilidade de todo material a ser recolhido pelo DEMSUR ficar na própria comunidade, gerar renda para famílias que queiram investir neste novo trabalho, como também a forma da separação em material reciclado, orgânico e rejeito.
Frei Gilberto Teixeira da Silveira, pároco da Igreja Santo Antônio, incentivador da coleta seletiva no distrito disse que já vem trabalhando a conscientização ambiental há alguns anos nas comunidades. “Quando a gente pensa na questão do lixo, vejo que pode ser um grande passo para as pessoas se conscientizarem que grande parte daquilo que elas produzem não é lixo, mas sim material reciclado, algo que pode ser reaproveitado na própria agricultura, como o lixo orgânico. A gente tem um trabalho bonito pela frente e ao meu ver a população de Belisário irá acolher bem essa proposta”, conclui.
Durante o próximo mês, outras reuniões serão realizadas para dar sequência à implantação da coleta seletiva no distrito de Belisário, que será o primeiro distrito a contar com tal serviço, que poderá ser ampliado futuramente para outros distritos de Muriaé.
Fonte: DEMSUR