Plano Preventivo é apresentado pelo COMDEC às secretarias de Muriaé
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Muriaé (COMDEC) e secretarias do município se reuniram nesta quarta, 09, no Centro Administrativo para discutirem o Plano Preventivo para o período chuvoso-2012/2013 e o próximo Plano de Contingência 2013/2014.
O Plano Preventivo de Defesa Civil (ou Plano de Contingência) tem por objetivo principal dotar a equipe técnica municipal de instrumentos de ação, de modo a, em situações de risco, reduzir a possibilidade de perdas materiais e humanas decorrentes de deslizamentos e inundações.
Baseia-se na possibilidade de serem tomadas medidas anteriormente à deflagração de deslizamentos e inundações, a partir da previsão de condições potencialmente favoráveis à sua ocorrência, por meio do acompanhamento dos seguintes parâmetros:
- Precipitação pluviométrica;
- Previsão meteorológica;
- Observações a partir de vistorias de campo.
Durante a reunião a discussão maior girou em torno de onde alojar as famílias afetadas pela enchente ou que estão em área de risco. Para que o Plano de contingência funcione, o que é necessário?
Felipe Perdigão Barbosa, Coordenador, e José Pacheco Temponi Ribeiro, Engenheiro Civil do Órgão, deixaram claro que o sucesso do plano preventivo e de emergência se deve ao envolvimento de vários setores da sociedade e do envolvimento comprometido das secretarias do município junto ao Órgão da Defesa Civil. Até 31 de outubro de 2013 o plano entra em vigor. As secretarias do município deverão desenvolver seu próprio Plano de Ações Emergenciais e apresentá-lo ao Órgão o mais breve possível.
Uma boa notícia é a de que o Bairro Aeroporto onde ocorria desabamentos, após o trabalho realizado de contenção de encostas diminuiu muito as ações do Órgão. Outro fator considerável foi à remoção dessas famílias em área de risco para o Condomínio Nova Muriaé. Vale a pena lembrar que famílias em área de risco têm prioridade no projeto habitacional.
Portanto, moradores que têm suas casas construídas em terrenos irregulares entrem em contato com o Órgão da Defesa Civil através do tel. 199 para realizarem um vistoriamento ou com a Secretaria de Ação Social no Centro Adminstrativo para fazer a inscrição no Projeto Habitacional.
Fonte: DEMSUR