Parque Tecnológico de Viçosa lança edital para seleção de novas empresas
Empreendedores interessados em instalar seu negócio em um ambiente de inovação tecnológica podem acessar o site http://www.centev.ufv.br e conhecer as normas para submeter novas propostas ao Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq), considerado o espaço ideal para empresas de alto conteúdo tecnológico.
O Parque Tecnológico de Viçosa foi o primeiro inaugurado em 2011 pelo Governo de Minas com a parceria da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e possui seis empresas residentes e 11 incubadas. O parque está dentro do programa de Apoio aos Parques Tecnológicos, idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Depois de Viçosa, foram inaugurados os parques de Belo Horizonte e de Itajubá. Outros três estão em fase de projetos em Lavras, Juiz de Fora e Uberaba. A vocação de todos eles é atrair empresas focadas em tecnologia.
Ao integrar o Tecnoparq, as novas empresas estabelecem um vínculo direto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e passam a desfrutar das vantagens que essa relação pode oferecer — como parceria com pesquisadores renomados da UFV e o uso de laboratórios da instituição para pesquisas acadêmicas — aos empresários do parque.
Viçosa está localizada na Zona da Mata mineira a 230 km de Belo Horizonte. Sua população é estimada em 72.000 habitantes, segundo o IBGE. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e outras instituições de ensino superior possuem juntas cerca de 20 mil estudantes. A UFV é considerada uma das mais importantes do Brasil.
As empresas residentes no Tecnoparq recebem apoio por meio de assessorias e consultorias específicas (jurídica, administrativa e financeira), orientando a atuação dos profissionais para o desenvolvimento de seu negócio. Essas empresas residentes ainda podem usar instalações físicas de modo compartilhado (auditórios, secretaria, salas de treinamento, auditório, salas de reunião, etc.) e recebem capacitação empresarial, bem como cursos, seminários e palestras voltadas para o aumento da competitividade e busca de novos mercados.
A transferência de tecnologia para o mercado só se torna possível por conta do acompanhamento que as empresas recebem no Parque Tecnológico de Viçosa. Com todas as orientações, elas são capazes de gerar empregos qualificados e renda para a cidade e a região. E assim, o Tecnoparq ratifica seu papel de indutor do desenvolvimento local e regional com base no conhecimento científico.
Clique aqui para ler o edital para propostas. Para mais informações, ligue para (31) 3899-3258 ou envie email para [email protected].
Fonte: Agência Minas