Muriaé será sede para o lançamento do Programa “Minas Território da Cultura” do Governo do Estado
Com a presença da Secretária de Estado da Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, Muriaé, será a sede de lançamento do programa Minas Território da Cultura que irá percorrer as 10 macrorregiões de Minas Gerais, ao longo de 2013 e 2014. Serão apresentadas ações e programas culturais do Sistema Estadual de Cultura, por meio das superintendências e entidades vinculadas, em cada uma das macrorregiões do Estado, em articulação com a comunidade, instituições culturais, artistas e produtores.
O Município de Muriaé, por ser polo cultural de importância regional, foi escolhido pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, para sediar o lançamento do projeto em todo o Estado. O Projeto irá oferecer seminários, cursos e capacitações, entre outras atividades, que tem como propósito, profissionalizar e melhor qualificar as instituições culturais e grupos artísticos do interior.
A abertura oficial do evento acontece no dia 07 de março, às 09 horas da manhã, no Teatro Zaccaria Marques e estarão presentes os prefeitos da região da Zona da Mata, presidentes das câmaras de vereadores, deputados da região, produtores culturais e entidades envolvidas com o fortalecimento das ações culturais no interior.
Palestra, debates e mesas redondas serão formadas durante todo o dia no Teatro Zaccaria Marques com todos os municípios que fazem parte da macrorregião da Zona da Mata e à noite atividades artísticas, trazidas pela Secretaria de Cultura do Estado serão apresentadas na Praça João Pinheiro.
“Vemos neste Programa a real intenção do Governo de Minas em difundir a cultura no interior do nosso estado. Minas é um dos estados mais ricos do país e manter a cultura como processo de desenvolvimento econômico e social fortalece a cidadania e amplia horizontes” afirmou a Diretora Geral da Fundarte, Gilca Napier, que concluiu, “nos sentimos honrados por sermos escolhidos para sediar a abertura desse importante programa e vemos que nossas ações na área da cultura já se fazem notar por toda região.”
Fonte: Assessoria de Imprensa Fundarte