Coluna do Henrique Lourenço – Faça uma análise da publicidade em sua empresa
Uma análise prática pra fazer no seu negócio é o PEST, que são os fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos. É nesse momento que o gestor da empresas levanta os pontos que podem beneficiar ou prejudicar o trabalho de publicidade do seu negócio.
Observe os fatores políticos, como exemplo, leis que regulamentam volume de som automotivo, cidades que proíbem outdoor, são todos os aspectos legais sobre sua marca para que não haja complicações no futuro. É o momento que o empresário tem para levantar regulamentos sobre suas ações de propaganda no mercado.
Quanto aos fatores financeiro, você deve observar seu consumidor, qual o poder econômico que o mesmo tem. Se existe alguma influência de recessão do governo. Está havendo substituição de produtos, como a carne, frango e ovo. De nada adianta você investir em uma publicidade se não ser o produto que o bolso do cliente não tem condição de comprar.
Nessa sociedade nada é constante, a roupa da última estação não satisfaz mais seu consumidor. Mudanças de tendências e modismo referem-se a fatores sociais. O hábito do consumidor era ser atendido no balcão, esse não satisfeito com as filas queria chegar no supermercado, buscar seu produto e ir embora. Mas esse hoje entende que paga pelo atendimento, querendo mais comodidade ser atendido por um vendedor.
Por último, fatores tecnológicos referem-se a modificações de produto, influenciado por um novo processo de tecnologia. Seja a internet, ou a comunicação não mais verbal como já falamos aqui, tudo está afetando seu produto ou serviço que vende. Para você empresário, observe esses fatores se estão interligados, contribuem com pontos fortes e fracos, oportunidades e riscos que você identificou para seu produto e serviço no mercado.
Autor: Henrique Lourenço – Administrador, gerente comercial do Supermercado Lourenço, professor e ministra cursos, palestras e workshops sobre Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Negócios e Finanças pessoais