Mudanças de hábitos gera melhoria de vida para policiais do 29º BPM
Mudanças de hábitos não acontecem do dia para a noite, acontecem gradativamente. E a preocupação em trocar estilos de vida, cuidar da saúde de homens e mulheres, e mudar hábitos alimentares da sua tropa é também uma das missões do Tenente Coronel Sylvio Guerra, Comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar de Itaperuna.
O Batalhão que vem desenvolvendo diariamente um programa de condicionamento físico para policiais, conta com treinamentos aeróbicos como corridas, caminhadas e treinamento funcional aplicado a função policial, que trabalha diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à especificidade da rotina militar. As atividades são desenvolvidas pelo professor Soldado Abreu, do Centro de Educação Física e Desportos da PMERJ com a participação de vários policiais militares.
Todos os meses esses policiais são avaliados, o que é essencial para conhecer melhor as condições físicas de cada um. Durante a avaliação são colhidos dados como altura, peso, taxa de gordura, taxa de líquidos, pressão arterial, frequência cardíaca entre outros. Através desses dados o Soldado Abreu estabelece metas, orienta e individualiza ainda mais o treinamento dos policiais, e aqueles que não podem participar das atividades do projeto realizam outras, como o caso do Sargento Lacerda que com o novo estilo de vida, praticando musculação e ciclismo já perdeu 23 quilos deixando também de ser hipertenso.
A Cabo Cristiane que passou a se dedicar as corridas junto com o marido e filha correndo diariamente 7 quilômetros, eliminando 20 quilos e melhorando sua saúde. O Sargento Leonardo que se tornou representante do batalhão em maratonas depois de perder 34 quilos, reestabelecer a saúde e contagiar os amigos a praticarem atividades físicas através de um grupo de WhatsApp onde incentiva, orienta e apoia outros policiais; e a Cabo Franciely que faz parte do mesmo grupo de WhatsApp e já conseguiu eliminar 17 quilos com as novas mudanças alimentares e incentivo dos colegas do grupo deixando o sedentarismo de lado e praticando caminhadas e zumba.
Para complementar o projeto, o comandante fez uma parceria com o Prefeitura de Itaperuna, e com a ajuda da Secretaria de Agricultura foi desenvolvida uma horta com verduras de várias espécies para serem adicionadas a alimentação trazendo alimentos saudáveis e sem agrotóxicos para a mesa dos policiais. Pensando em proporcionar saúde ao policial militar, o Comandante da Unidade decidiu juntar atividade física e alimentação saudável ao dia a dia dos policiais do 29º BPM onde podem se exercitar todos os dias e colher os alimentos da própria horta.
Fonte: PMERJ