Governo Federal anuncia corte de ministérios e antecipação do 13º dos aposentados
O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira (24) o corte de dez ministérios e a antecipação da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo o Ministério do Planejamento, a redução do número de ministérios será de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidente Dilma Rousseff. Uma equipe do governo irá definir até o final de setembro quais ministérios serão extintos. A reforma inclui ainda cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias – com a redução de secretarias, por exemplo; a diminuição dos cargos comissionados no governo, os chamados DAS; o aperfeiçoamento de contratos da União com prestadoras de serviços, entre eles de limpeza e transporte; e a venda de imóveis da União e a regularização de terrenos.
Já a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS foi anunciado pelo Ministério da Fazenda, que irão receber em setembro 25% do valor, outros 25% serão pagos em outro e os 50% restantes serão pagos normalmente em dezembro. Desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), a antecipação era paga em agosto. O Ministério da Fazenda havia informado que a proposta de parcelamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados ainda dependia do aval da presidente da República, Dilma Rousseff.
Fonte: Agência Brasil