Muriaé é uma das nove cidades mineiras que participarão de estudo da vacina contra a dengue
Nove cidades mineiras foram selecionadas para parte de um estudo para definir qual será o público que irá receber a vacina contra a dengue quando ela estiver disponível pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e aprovada para inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS).
Muriaé é a única cidade da zona da mata que fará parte do estudo. As outras cidades mineiras que participarão do estudo são Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Patos de Minas, Sete Lagoas e Uberaba.
O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Muriaé foi feito em março e o índice foi de 3%, dois pontos acima do recomendado pelo Ministério de Saúde, o que representa situação de alerta para infestação de dengue na cidade. O próximo levantamento será realizado na segunda semana de outubro.
Testes realizados com a vacina na Ásia apontaram redução de 56% nos casos de dengue em 12 áreas endêmicas na Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e no Vietnã. Também foi constatado a redução dos riscos de hospitalizações por dengue em 67% dos casos.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou recentemente que a vacina pode estar disponível em 2018.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do MGTV