Secretaria de Educação aplica Avaliação Dignóstica da rede municipal
A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (28), a Avaliação Diagnóstica do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. A prova foi aplicada em sete escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de aferir o desenvolvimento educacional dos alunos e dar suporte ao planejamento periódico de ações pedagógicas a serem desenvolvidas.
A avaliação consistiu em 40 questões objetivas, divididas entre língua portuguesa (10), matemática (10), história (5), geografia (5), ciências (5) e inglês (5) – todas elaboradas em conformidade com os descritores do Planejamento Unificado da Rede Municipal de Ensino.
“Trata-se de uma ferramenta muito importante para que possamos ter um panorama real da situação de cada turma das nossas escolas, comparando-a com os números gerais da rede municipal como um todo e que nos permitirá fazer as melhorias e adequações necessárias para cada caso”, explica a secretária municipal de Educação, Cristina Navarro.
As sete instituições que passaram pela avaliação são as que possuem turmas de sexto, sétimo, oitavo e nono ano: escolas municipais Gilberto José Tanus Braz, Cléria Ticon Carneiro, Esmeralda Vianna, Cândido Portinari, Sérgio Lúcio Fernandes do Amaral, Elza Rogério e Joaquim Ribeiro de Carvalho (CAIC).
O exame de Avaliação Diagnóstica começou a ser aplicado em 2013, no início de cada semestre letivo, para alunos do primeiro ao quinto ano, estendendo-se agora para as séries finais do Ensino Fundamental.
Fonte: PMM