Manhumirim realiza seminário para controle da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus
A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Manhumirim, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, realizou, nos dias 10 e 11 de novembro, o Seminário de Diretrizes do Programa Estadual de Controle da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. O evento ocorreu no Parque Hotel Caparaó, em Alto Caparaó, e teve como objetivo implantar as diretrizes estaduais para o controle das doenças nos 34 municípios pertencentes à GRS Manhumirim.
O seminário foi direcionado a partir de quatro eixos de enfrentamento das doenças: Vigilância Epidemiológica, Assistência ao paciente, Mobilização Social e Controle Vetorial, e terá como produto final a elaboração dos Planos de Contingência Municipais para o enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika. Dionísio Pasceli, técnico da Coordenação Estadual do Controle da Dengue, destacou a importância do trabalho diário para o combate às doenças. “Buscamos a mudança no comportamento das pessoas, através do empoderamento de conhecimento por cada cidadão. Um dos grandes responsáveis pela disseminação das informações são os agentes de saúde”, disse.
Para Maria Aparecida Magalhães, gerente da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, o seminário foi importante para a elaboração e implementação dos novos planos para os municípios. Além da referencia Técnica Estadual e da gerente da GRS Manhumirim, também participaram do evento: o prefeito de Alto Caparaó, José Gomes Monteiro; o secretário de Saúde de Alto Caparaó, Gil Gomes e as referências Técnicas dos Núcleos de Atenção Primária, Epidemiologia e Mobilização Social da GRS Manhumirim.
Fonte: SES-MG