Minas registra 10 mil casos de dengue em uma semana, 52 mil pessoas já foram infectadas e 41 morreram em 2013
10 mil novos casos de dengue foram registrados no Estado de Minas Gerais apenas na última semana. Já são mais de 52 mil pessoas infectadas, segundo boletim divulgado na última sexta-feira (12) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que já registrou 41 mortes neste ano. O Ministério da Saúde afirma que enviou R$ 18,9 milhões para o Estado e que vai apurar como o recurso foi usado.
Municípios com óbitos confirmados em 2013: Uberaba (12), Uberlândia (2), Carangola (1), Frei Gaspar (1), Buritizeiro (1), Ituiutaba (2), Ipanema (1), Teófilo Otoni (3), Pirapetinga (1), Pirapora (1), São Geraldo do Baixio (1), Montes Claros (3), São João da Ponte (1), Campos Altos (1), Contagem (2), Muriaé (2), Sete Lagoas (1), Itauna (1), Belo Horizonte (2), Pedro Leopoldo (1), Santa Luzia (1).
A SES-MG identificou em 2011 a reintrodução do Sorotipo DEN-4 no Estado, estando a população suscetível à infecção por esse novo sorotipo. Entre os meses de novembro e maio, historicamente observa-se maior concentração no número de casos de dengue notificados em função das condições climáticas favoráveis.
Segundos a SES-MG, a mudança na gestão em 83% das prefeituras do Estado levou a desmobilização de equipes de controle e vigilância o que pode ter acarretado na interrupção das ações, que devem ser realizadas em caráter permanente. A Secretaria acredita que é de fundamental importância a participação da população no controle da dengue. As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios.
Fonte: Guia Muriaé, com informações de O Tempo e SES-MG
Foto: SES-MG