21º BPM destaca-se na redução do crime dentro do estado de Minas Gerais

Guia Muriaé no WhatsApp

O 21º Batalhão de Polícia Militar foi instalado em 18 de fevereiro de 1987, através do Decreto nº 26.514, de 13 janeiro de 1987, na cidade de Ubá.

Atendendo aos anseios da comunidade ubaense e demais municípios vizinhos, a instalação do novo batalhão tinha por objetivo de minimizar os problemas de segurança pública existentes na Zona da Mata.




O Vigésimo Primeiro Batalhão presta relevantes serviços à comunidade ubaense e região há vinte e nove anos e atualmente abrange uma área de atuação em 17 frações distribuídas em 17 municípios.

Ao longo dos tempos conquistou a imagem de uma Unidade eficiente no combate à criminalidade tendo um portfólio de serviço amplo e abrangente em sua sede e nas cidades com os serviços de Patrulha de Prevenção a Violência Domestica, PROERD, Patrulha Escolar, Patrulha de Prevenção Ativa, Base Comunitária Móvel, entre outros.




No primeiro bimestre de 2016, o 21º BPM destacou-se na redução dos índices criminais, em comparação aos 62 Batalhões existentes no Estado de Minas Gerais.

Houve uma redução no número de homicídios ocorridos ano de 2016 em comparação ao mesmo período do ano de 2015, perfazendo um decréscimo de 33,33%. Assim o 21º BPM realizou diversas ações que contribuíram para o alcance da redução, através do lançamento de um policiamento especializado nos locais e horários de maior probabilidade, com o empenho do Grupo de Intervenção e Combate ao Homicídio – GICOH.




Em análise ao crime de roubo, verifica-se que no ano de 2016 foram registradas 75 ocorrências, contra 182 no ano anterior, perfazendo um decréscimo de 58,79%.

A redução do índice de Roubos, foi possível em razão da realização de várias ações, dentre elas, blitzen de trânsito com foco em motocicletas ocupadas por dois ocupantes, onde as equipes do Grupo Especializado em Patrulhamento Motorizado Ostensivo Rápido (GEPMOR) e Tático Móvel, atuaram nos principais corredores e vias de acessos rápidos à bairros e rodovias usados como rota de fuga.




No ano de 2016 foram registrados 96 crimes violentos, contra 218 no período do ano anterior, perfazendo um decréscimo de 55,96%.

Para tanto o policiamento foi lançado com base nos horários e locais de maior incidência, através de diversas operações como, batida policial, abordagens a suspeito, criação da rede de vizinhos protegidos nos bairros, além de orientações de auto-proteção repassadas aos moradores, através de reuniões comunitárias.




Quanto às de armas de fogo, foram apreendidas no período 48 armas, contra 42 no ano de 2015, perfazendo um acréscimo de 14,29%.

O resultado positivo nas apreensões de arma de fogo, foi possível por meio de um trabalho sistematizado, com base em informações de inteligência de segurança pública, que contribuíram para a identificação dos suspeitos, e o cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão, aplicados através de diversas operações, além da ação proativa e profissionalismo dos policiais militares do serviço Operacional, que atuaram nas abordagens à suspeitos durante o turno de serviço.




Quando se avalia os crimes de furtos, nota-se um decréscimo de 16,55%, sendo registradas 494 ocorrências no ano de 2016, contra 592 no ano de 2015, uma redução de 98 registros.

A redução dos furtos foi possível por meio de levantamentos junto a Seção de Planejamento, sobre os dias, locais e horários de maior incidência dos furtos, direcionando o policiamento para os referidos locais, potencializando a presença policial e intensificando das abordagens a suspeitos.




O combate ao tráfico de drogas resultou no aumento das apreensões no ano de 2016, totalizando 61 registros, um acréscimo positivo de 17,31%, contra 52 registros no ano de 2015, no mesmo período.

Para aumento das apreensões de drogas, foram intensificadas abordagens a suspeitos, e pelo grande número de denúncias via disque denúncia unificado – 181, incentivado através de Campanhas em programas em de rádio e distribuição de panfletos, além do cumprimento de mandados de busca e apreensões.




Com a dedicação de seus abnegados policiais militares, o 21º BPM vem se destacando entre as Unidades Polícia Militar de Minas Gerais na redução do crime no primeiro bimestre deste ano.

O Ten Cel PM Lúcio Mauro Campos Silva agradece aos militares da Unidade que se empenharam com dedicação e profissionalismo, e que sem medir esforços, contribuíram para redução do índice de criminalidade, aumentando a sensação de segurança na área do 21º BPM.




O 21º BPM vem cumprindo a sua missão constitucional buscando um melhor caminho no exercício das atividades de Polícia Ostensiva, priorizando a ação preventiva, promovendo a Ordem Pública e Protegendo o cidadão de bem.

Fonte: PMMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!