Resumo Velho Chico – Capítulo de hoje, 18/04

Guia Muriaé no WhatsApp

Vai ao ar hoje (18/04), na Globo, o capítulo 31 da novela Velho Chico. No capítulo desta segunda-feira, Lucas revela a Olívia que Edenilson traiu a cooperativa e pede a ajuda da menina para que Santo interfira na situação.

Encarnação afirma a Tereza que não partirá até que Afrânio e Martim voltem a se falar. Bento diz a Ceci que conheceu Beatriz. Luzia teme que Santo se afaste dela ao retornar à cooperativa. Carlos Eduardo discute com Tereza por causa de Miguel. Bento visita a escola de Beatriz. Santo contém os cooperados e confronta Edenilson. Iolanda conversa com Tereza sobre Miguel e Encarnação ouve.

PUBLICIDADE

Beatriz cede à insistência de Bento e se aproxima do vereador

Bento (Irandhir Santos) está mexido desde que conheceu Beatriz (Dira Paes). O vereador ficou impressionado com as atitudes da moça diante do prefeito – pressionando o político em público – e resolve procurá-la, mas é recebido com “pedras na mão”: “O que o senhor quer aqui?”, pergunta a professora.

PUBLICIDADE

Ele logo questiona as dificuldades da escola em que ela dá aula, mas Beatriz não dá confiança e diz que ele precisa voltar ali em um dia de chuva para ver os problemas pingarem pelo teto. O vereador insiste ainda mais e leva outro fora, até que afirma: “Só peço que a professora não caia no erro de me colocar no mesmo balaio dos outros políticos”.

Finalmente, ela o leva para conhecer o local e ainda se retrata: “O senhor desculpe meu destempero de antes, mas como o vereador está vendo, se faltam recursos, sobra boa vontade. É com ela que contamos para tentar formar com dignidade os futuros homens e mulheres desse país”.

PUBLICIDADE

Santo trava briga contra Afrânio e caminhos de famílias rivais se cruzam novamente

Os caminhos das famílias dos Anjos e de Sá Ribeiro se cruzam novamente. Desta vez, por conta dos negócios. Quando Edenilson, um pequeno produtor, trai a cooperativa de Santo (Domingos Montagner) e vende suas frutas para Afrânio (Antonio Fagundes), a reação dos cooperados não poderia ser outra, senão revolta.

PUBLICIDADE

Indignados com a atitude do colega, eles invadem a estrada e impedem que o caminhão que carrega a carga continue até a fazenda do Saruê. O motorista, que nada tinha a ver com a confusão, é linchado pelos produtores. Por sorte, Santo chega antes que alguma desgraça aconteça.

O marido de Luzia (Lucy Alves) exige que larguem o condutor e discute com os cooperados. Por um lado, eles defendem seus direitos e querem vingança contra Edenilson, mas, por outro, Santo explica: “Prejuízo a gente vai tê quando o nosso nome aparecê nas manchete dos jornal como bandido”. Em seguida, ele impede que o motorista siga viagem e declara: “Você vai ligá é pro safado do Edenilson, e dizê que se ele quisé a carga de volta vai tê que vim até aqui conversá comigo!”.

PUBLICIDADE

Qual será a reação de Afrânio ao saber que sua mercadoria está nas mãos de Santo?

Santo impede negociação de Afrânio e retoma rixa de gerações

Santo (Domingos Montagner) não vai descansar enquanto não acertar as contas com Edenilson, o produtor que traiu a cooperativa e vendeu parte da produção a Afrânio (Antonio Fagundes). Isso vai contra os interesses da organização, que luta pela igualdade dos trabalhadores frente aos grandes coronéis.

Para isso, o marido de Luzia (Lucy Alves) impede a entrega da carga destinada ao Saruê, mas o traidor ameaça processar a cooperativa. Santo, que de bobo não tem nada, questiona: “O amigo diga como vai explicá ao juiz sua quebra de contrato? Os empréstimos e adiantamento que levantou pra essa safra que vai vendê ao Saruê… Pra começo de conversa”. Em seguida, dá duas alternativas a Edenilson: ou devolve a safra à cooperativa, ou paga por ela.

Coronel não vai gostar quando souber que suas mercadorias estão suspensas… Será que essa chama vai reacender o ódio que paira entre os dos Anjos e os de Sá Ribeiro?

Tereza chora por Santo e sofre arrependida

Voltar a Grotas do São Francisco depois de quase 30 anos faz com que Tereza (Camila Pitanga) pense novamente em Santo (Domingos Montagner). A saudade daquele que foi seu grande amor da juventude é tanta, que a empresária não se contém e pergunta ao padre Romão (Umberto Magnani) como anda o filho de Piedade (Zezita Matos).

O religioso suspira e, ainda que saiba que não deveria, fala: “Ele está lutando, como lutou desde o primeiro dia de sua vida!”. A mãe de Miguel (Gabriel Leone) questiona se a batalha do fazendeiro é com Afrânio (Antonio Fagundes), e Romão explica que a briga de Santo não é contra alguém, mas sim a favor do povo. “O sofrimento fez dele um grande homem, minha filha… Um grande homem!”, ressalta.

É o que basta para Tereza cair em lágrimas. Preocupado, o padre pergunta se ela chora por algo que disse. A empresária nega e desabafa: “Às vezes eu percebo que construí minha vida inteira em cima de uma grande mentira!”.

Iolanda se culpa pelo sumiço de Martim

Por mais que Martim (Lee Taylor) seja filho da falecida Leonor (Marina Nery), Iolanda (Christiane Torloni) sempre o considerou como seu. Prova disso é a tristeza que sente desde que o irmão de Tereza (Camila Pitanga) rompeu com o pai e foi embora de Grotas do São Francisco. A mulher de Afrânio (Antonio Fagundes) canta suas dores no jardim da fazenda, quando Doninha (Suely Bispo) chega e comenta: “Quando canta bonito assim, é que num sabe mais como ‘rancá essas tristeza de dentro do peito…”.

A empregada, que conhece a patroa como poucos, sabe da culpa que a cantora sente pelo sumiço do rapaz e a consola: “Quem levô seu Martim daqui foi o destino dele, num foi senhora nem foi ninguém!”. Iolanda, porém, desabafa: “Eu criei esse menino. Eu deveria ter impedido ele de ir… Era minha obrigação segurar ele aqui, Doninha… Minha!”.

Tereza deixa Grotas para reencontrar Miguel, seu filho com Santo, e prevê fim de segredo

Chegou o dia que Tereza (Camila Pitanga) tanto esperava! A empresária, finalmente, reencontrará o filho, Miguel (Gabriel Leone), que passava por um período de estudos na França. Antes de deixar Grotas para buscar o herdeiro em Salvador, ela se despede do pai, que, brevemente, baixa a guarda de coronel e pede: “Vai com cuidado, fia… E vê se num demora”.

Em seguida, Tereza diz adeus a Iolanda (Christiane Torloni). A mulher de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) demonstra preocupação em relação ao desejo de Afrânio (Antonio Fagundes) de tornar o neto seu sucessor na fazenda e completa: “Eu quero meu filho perto de mim, Iolanda… Mas não sei se quero ele tão perto do meu passado…”. A cantora, então, aconselha a enteada: “Já se passaram quase 30 anos, Tereza… Conte isso para ele ou enterre essa história de vez, mas deixe Miguel seguir o destino dele”.

Qual será a decisão de Tereza?

Veja também os resumos semanais:

* Resumo da novela Velho Chico – 18/04 a 23/04
* Resumo da novela Velho Chico – 25/04 a 30/04

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!