Hipertensão Arterial: reduzir consumo de sal auxilia na prevenção da doença

Guia Muriaé no WhatsApp

A Hipertensão Arterial é a mais frequente das doenças cardiovasculares no Brasil. É um dos principais fatores de risco para complicações como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.

A doença é silenciosa e assintomática na maior parte do seu curso. Alguns pessoas nem desconfiam que são hipertensas. “Eu só lembro que um dia, aos 50 anos, resolvi fazer uma consulta de rotina com o cardiologista e ele me disse que, pela minha pressão, era hipertenso. Levei um susto. Não tinha identificado até então nenhum sintoma que me chamasse a atenção antes disso”, conta o aposentado Ermelindo Nascimento, 62 anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pressão arterial é considerada alta quando está acima de 140 (máxima) por 90 (mínima).




Cuidar e prevenir a hipertensão é possível modificando o estilo de vida: praticar atividade física, cuidar da alimentação, evitar o tabagismo e uso excessivo de álcool são fatores que influenciam no aparecimento da doença. Uma alimentação adequada, especialmente cuidadosa com o consumo de sal, merece uma atenção especial, já que está diretamente ligada a progressão da doença.

A Pesquisa de Orçamento Familiares (POF/IBGE-2008) mostra que o consumo de sódio na população brasileira excede em mais de duas vezes o limite máximo recomendado pela OMS, a qual orienta a ingestão máxima de cinco gramas por dia. O brasileiro costuma ingerir em média 12 gramas. Cada 5 gramas de sal possui 2 gramas de sódio.




Comer sal em excesso pode potencializar e acelerar as complicações do problema no organismo. “O que mais mudou na minha rotina foi o consumo de sal que era realmente sem pensar. Evito demais de comer. Eu tento usar temperos naturais para substituir. Fui aprendendo. Aqui em casa quem faz a comida da família sou. Imagina ter que cozinhar para os filhos e os netos no domingo… a comida tem que ficar gostosa”, pondera Ermelindo.

Quer também reduzir o consumo do sal em casa? Confira algumas dicas:




1. Retire o saleiro da mesa. Muitas vezes, só o costume, faz com que você adicione sal na comida sem necessidade;

2. Mesmo com a comida pronta ou ainda no preparo, é importante experimentar cada etapa para identificar se o tempero já é suficiente. Experimentar vai ajudar a evitar exageros;




3. É importante tentar reduzir gradualmente o uso de sal e condimentos com sal (alho e sal, temperos em cubo e em pó) no preparo de alimentos. Produtos industrializados como esses, já possuem muito sal na sua composição;

4. Use substitutos para o sal em casa como o sal de ervas. Ele é uma alternativa para deixar a comida gostosa, menos salgada e mais temperada.




Receita de sal de ervas

1/2 xicara de sal
1/2 xicara de majericão
1/2 xicara de alecrim
1/2 xicara de salsinha
1/2 xicara de orégano




Bater tudo no liquidificador, guardar em um pote de vidro bem fechado e usar no lugar do sal comum. Além de saboroso, reduz até à metade a quantidade de sal consumida.

Vale ressaltar ainda que o Sal de Ervas, apesar de reduzir 50% da quantidade de sal, comparado a uma xícara inteira que poderia ser usada em casa, deve ser usado com moderação.




Fonte: Blog da Saúde




WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!