Últimos dias: gestantes não devem deixar de se vacinar contra a gripe
O balanço do Ministério da Saúde mostra que, até o dia 16 de maio, um milhão de gestantes foram imunizadas contra o vírus influenza. Esse número corresponde a 56 por cento, ou seja, pouco mais da metade do esperado. Esta é a menor cobertura entre os grupos prioritários. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, reforça que a vacina é absolutamente segura para as gestantes e essencial para garantir a proteção à mãe e ao bebê.
“Alertamos as gestantes: se você não ama a você, ame principalmente a vida que traz no seu ventre, vacine-se e garanta a imunidade daquele que sozinho não consegue ainda ter vontade própria e depende de você”, Secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi.
Até o dia 16 de maio, mais de 35 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a gripe em todo o país. O número representa 71 por cento do público-alvo que, além das gestantes, é composto também por mães no pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, pessoas com deficiências, idosos e trabalhadores da saúde. Todos os estados já contam com 100% das doses da vacina, como explica o secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi.
“Nós temos vacina suficiente para todo o público-alvo e até o dia 20, alcançaremos as nossas metas. Para esta população, que na nossa estimativa chega a 49 milhões de pessoas, enviamos 54 milhões de doses a todos os estados”.
Os estados do Paraná, São Paulo, Amapá, Espírito Santo e o Distrito Federal já bateram a meta de vacinação do público-alvo. A campanha de vacinação contra a gripe acontece até a próxima sexta-feira, dia 20 de maio.
Fonte: Anderson Andrade / Blog da Saúde