Resumo Velho Chico – Capítulo de hoje, 19/05
Vai ao ar hoje (19/05), na Globo, o capítulo 58 da novela Velho Chico. No capítulo desta quinta-feira, Martim se recusa a falar com Padre Benício sobre sua família. Carlos Eduardo se enfurece ao constatar que não terá o apoio de Afrânio para sua candidatura.
Olívia fica radiante ao saber que seu pai gostou de seu projeto de agricultura. Padre Benício chega ao sítio dos avós de Martim. Cícero segue Iolanda. Beatriz conta para Bento sobre as ameaças do prefeito e se assusta com a reação do vereador. Martim pede que Padre Benício não conte sobre sua volta. Olívia admira Lucas. Bento pressiona o prefeito Raimundo na frente de seus eleitores.
Afrânio se segura para não xingar Iolanda, mas ela o enfrenta
Desconfiado das saídas misteriosas e cada vez mais frequentes de Iolanda (Christiane Torloni), Afrânio (Antonio Fagundes) ordena que Cícero (Marcos Palmeira) siga a esposa e acaba descobrindo que a cantora dá aulas de dança para idosos ao lado de Amadeu (Juan Alba), o novo pianista bonitão do clube. Chegando em casa, o coronel não se contém e dispara à mulher: “Quero sabê qual o nome desse sujeitinho com quem você anda se engraçando?”.
Iolanda diz ao marido que seu ciúme está ficando insustentável e tenta convencê-lo de que o ama, mas Afrânio, possesso, não mede palavras e acaba falando o que não deve. “Não me chame mais de cariño, como se fosse uma…”, ele se interrompe a tempo, mas a cantora percebe e questiona. “Como se fosse o que, coronel Saruê? Uma gitana? É isso?”, ela exige saber.
Qual será a reação do coronel?
Martim volta para Grotas e faz surpresa
Determinado a libertar as almas de seus avós maternos, Aracaçu (Carlos Betão) e Zilu (Verônica Cavalcanti), que estão presas ao sítio de sua falecida família, Martim (Lee Taylor) busca ajuda em Grotas do São Francisco. Discretamente, o fotógrafo aborda Benício (Carlos Vereza) e o surpreende no meio da noite.
“Minha Virgem Santa, não pode ser!”, exclama o padre, que olha para o irmão de Tereza (Camila Pitanga) com espanto. Será que é uma volta definitiva do herdeiro do coronel Afrânio de Sá Ribeiro (Antonio Fagundes)?
Martim pede ajuda e leva fora
Desde o dia em que ouviu, pela primeira vez, os lamentos das almas de Aracaçu (Carlos Betão) e Zilu (Verônica Cavalcanti), Martim (Lee Taylor) nunca mais teve notícias do velho que o ajudava na reforma do sítio que era de sua família. É que o ajudante ficou apavorado com a possibilidade de ser assombrado pelos espíritos ali presentes.
Confiante, o fotojornalista procura pelo amigo sumido e pergunta se ele vai voltar a ajudá-lo. “Naquelas terra num piso mais, nem ferroado por ponta de faca!”, dispara o senhor. Quando Martim se oferece, ao menos, para pagar pelo serviço já feito, o ajudante recusa e dá outro fora no rapaz: “Num quero parte com desarranjo do outro mundo! Ocê quis bulí com os mortos, ocê que se resolva com eles!”.
Afrânio se dispõe a acabar com Iolanda e seu suposto amante
Afrânio (Antonio Fagundes) está enlouquecido com a história de Iolanda (Christiane Torloni) dar aula de música no clube. Por isso, ele manda Cícero (Marcos Palmeira) vigiar a esposa. Depois de passar o dia na cola da cantora, o jagunço vai direto prestar contas ao coronel.
Sem fazer rodeios, Afrânio logo manda o capataz falar tudo o que viu da esposa com Amadeu (Juan Alba), e o jagunço solta a bomba: “Eles ficaro sozinho depois da aula de dança e dançaro junto”. Diante daquela declaração, o Saruê se enfurece e ameaça: “Tô vêno que é bom eu botá um fim nisso, antes que a coisa saia do controle”.
Iolanda faz desabafo revelador
Tomada pela tristeza que a falta de Martim (Lee Taylor) lhe causa, Iolanda (Christiane Torloni) cuida de suas rosas e abre seu coração para as flores: “Vocês sabem o quanto quis um filho dele… O quanto rezei, implorei… O quanto pedi… Deus não quis me fazer mãe de um filho desse homem que foi, e ainda é, o amor da minha vida!”, lamenta ela, referindo-se a Afrânio (Antonio Fagundes).
Em seguida, a cantora diz que Tereza (Camila Pitanga) e seu irmão são os filhos que o destino deu a ela, demonstrando ainda preocupação com o fotógrafo. “Eu estou com medo… Com muito medo! Medo daquilo que meu coração nega, mas que minha cabeça não quer parar de pensar…”, teme a mulher do coronel se referindo ao paradeiro do jovem.
Lucas fica na maior saia justa por causa de Olívia
Lucas (Lucas Veloso) não consegue tirar Olívia (Giullia Buscacio) da cabeça! A paixão pela melhor amiga é tamanha que o rapaz tenta arrancar até mesmo de Santo (Domingos Montagner) notícias sobre a jovem. Acontece que a coragem de perguntar como anda a filha do patrão desaparece tão rápido quanto surge. “Santo… E como é que tá a Olí… Isabel?”, o rapaz se corrige a tempo, fazendo menção à outra filha do patrão.
Falar o nome da caçula do presidente, no entanto, piora ainda mais a situação! Santo dispara ao cooperado que Bel (Rayza Alcântara) é apenas uma menina, e Lucas, visivelmente nervoso, acaba falando uma besteira atrás da outra: “Pois é… Eu gosto muito de criança… Sempre gostei. Acho que me entendo melhor com elas… A gente se entende, sabe?!”. É então que o marido de Luzia (Lucy Alves) ameaça: “Vê se num arriba as asa pras minha filha, não, Lucas, que eu corto as duas antes de você relá o dedo nelas!”.
Veja também os resumos semanais:
* Resumo da novela Velho Chico – 16/05 a 21/05
* Resumo da novela Velho Chico – 23/05 a 28/05