Distritos de Vermelho e Pirapanema recebem equipes de limpeza do DEMSUR
Equipes da Divisão de Limpeza Urbana do Departamento de Saneamento Urbano de Muriaé (DEMSUR) prosseguem com os serviços de capina nos bairros e neste mês contemplou também distritos do município e a comunidade de Capetinga.
Nos distritos, o serviço em Vermelho está sendo feito pela equipe de laborterapia (convênio) e em Pirapanema, a equipe contratada, que prepara trevos, ruas, rampa de voo livre decolagem e pista de pouso do distrito para a 6ª edição do Festival “Gastronomia na Serra”, que acontecerá de 02 a 05 de junho de 2016. O festival de gastronomia atrai pessoas de diferentes regiões do Brasil, o que faz com que o distrito ganhe visibilidade, consequentemente movimenta a economia local a cada ano desde seu primeiro evento realizado. Cabe ressaltar que os distritos tem um coordenador de limpeza responsável por sua manutenção no dia-a-dia, em ocasiões especiais ou a pedido de representantes dos distritos são enviadas equipes para a realização de capina e caiação.
Durante todo o ano, o DEMSUR também realiza a limpeza de pontos de entulho e lixo que vão se formando no prolongamento das estradas que dão acesso aos distritos do município, um exemplo claro desta situação irregular está na estrada de Muriaé/Pirapanema. Outro ponto de descarte irregular encontra-se na Serra do Belvedere, na BR 116, no local vistoriado o DEMSUR constatou lixos oriundos de fazendas como sela para montaria, remédios para gado, carcaça de animal, caixas usadas para transporte de legumes, pneus e lixo doméstico.
Já na cidade, trabalhando na manutenção de áreas com mato alto que propicia a proliferação do mosquito da dengue ao camuflar o lixo descartado irregularmente, e que consequentemente gera também a criação de roedores e insetos peçonhentos, estão as equipes de roçada do DEMSUR. Um exemplo claro desta situação encontra-se no barranco do prolongamento situado no final da Avenida Comendador Freitas, no Centro. Em visita na referida avenida paralela a Rua Newton Rezende, moradora do local relatou ao Diretor de Limpeza Urbana, Alcemar Felizardo, sua insatisfação com os vizinhos e transeuntes que “jogam” lixo naquele local, que o corte do mato se faz necessário. Outro bairro que foi atendido recentemente é o São Gotardo, este pelas equipes de capina e remoção de entulhos.
Fonte: DEMSUR