Caixa ganha nova função e vira biblioteca de rua em Muriaé
Uma caixa cheia de livros foi colocada próximo ao antigo campo do Nacional de Muriaé, na Avenida Doutor Passos, como forma de incentivo a leitura.
A iniciativa foi de Wagner Seara, mais conhecido como “Palhaço Picuinha”, que reformou um velho caixote de madeira e o transformou numa verdadeira biblioteca de rua. “Ano passado eu fiz uma ação com o Picuinha no Centro da cidade distribuindo livros para as pessoas no ponto de ônibus e já chamei de ‘Ponto de Leitura’. Ao longo do ano, fui pesquisando diversas ações por todo o Brasil e até mesmo na Europa através de fotos e vídeos. Elaborei a minha com essas inspirações e com o pouco recurso que o palhaço tem (quando sobra). Gastei apenas R$ 30,00 para a realização”, explicou.
A caixa conta com um folheto que explica a ideia do projeto: “pegue, leia e doe”. Também é destacado um pensamento do poeta Mario Quintana. “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.
Wagner Seara conta que a expectativa é ampliar o projeto e implementá-lo, através de parceiras, em pelo menos outros 10 pontos do município até o fim do ano. “Há uma mobilização de pessoas indo no ponto e doando livros e estamos vendo o rodízio dos títulos. O importante é a população se apropriar do equipamento cultural que instalamos”, disse.
Fonte: Guia Muriaé