Academia Muriaeense de Letras promove Mostra de Música Contemporânea
A Academia Muriaeense de Letras (AMLE) promove, na próxima sexta-feira (23), às 20h, no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas, a “1ª Mostra de Música Contemporânea”.
A AMLE dentre seus objetivos institucionais, além de buscar preservar e fortalecer a literatura no município de Muriaé, também procura fomentar as artes em geral.
Dentro dessa perspectiva, a AMLE criou o projeto “Mostra de Música Contemporânea” para que propostas musicais temáticas sejam apresentadas com qualidade profissional em Muriaé.
Nesta primeira mostra, o tema escolhido foi o Jazz, este que é um dos grandes influenciadores da estética da Música atual, assim como também é um dos gêneros mais sofisticados e complexos dessa arte.
Para tal, a AMLE convidou um respeitado e estudioso músico do estilo em Muriaé e região, Gilvan Paiva, que se apresentará com parcerias no formato de banda instrumental (teclado, bateria, contrabaixo, guitarra, sax alto e tenor). No repertório, dentre clássicos do jazz, haverá trabalhos autorais, bem como releituras jazzísticas de temas da MPB.
O evento é uma produção conjunta da AMLE com a Escola São Paulo e conta com o apoio fundamental da “Music Fest Sonorização”. Graças a essa união de forças, o evento será totalmente gratuito. Porém, a entrada será limitada por tickets de entrada, os quais poderão ser retirados de duas formas:
1. Reserve nominalmente pela internet, no link https://goo.gl/forms/iume3hFYvBxUw9o12 e retire sua entrada no teatro pouco antes do evento começar;
2. Caso for difícil o acesso à internet, serão disponibilizados alguns ingressos para serem retirados pessoalmente, a partir das 16 horas no dia 23/09 na Escola São Paulo, ou no local do evento, a partir das 19 horas.
A AMLE acredita que, com iniciativas como essa, realiza sua missão institucional para com a população de Muriaé e contribui com dinamização do cenário cultural da cidade.
Gilvan Paiva – Biografia
Gilvan Ferreira de Paiva, natural de Muriaé, filho de um sanfoneiro da região conhecido como José pratinha e Marly Ferreira. Iniciou na música aos 12 anos de idade, quando começou a aprender os primeiros acordes com um amigo da igreja chamado Eliézio.
Depois estudou música com o maestro Gerson Rosa de Oliveira, natural do Rio de Janeiro, e integrou por 3 anos como primeiro trompetista a formação marcial chamada “Banda Bem”.
Após esse período, tocou teclado por 11 anos em uma banda gospel chamada Milleto se apresentando em vários eventos do gênero por todo o país. Dividiu o palco em diversas ocasiões com cantores “gospel” famosos como: Bruna Carla, Ludmila Ferber, Tales Roberto e Cris Duran.
Além disso, fez parcerias com a saudosa musicista muriaeense Bernardete Carneiro, como a apresentação de piano e violino realizada no Sesc de Guarapari.
Atualmente Gilvan se dedica ao estudo do jazz, é tecladista e arranjador, e toca em bandas regionais.
Repertório da apresentação
1. Wave (Tom Jobim);
2. Alta Tenção (Café com Jazz);
3. Que susto (autoria própria);
4. Spain (Chick Corea);
5. Garota de Ipanema (Tom Jobim);
6. Mania de tocar (autoria própria);
7. Fazendo barulho (autoria própria);
8. Aquarela do Brasil (Ari Barroso).
Fonte: AMLE