Secretaria de Saúde de Muriaé desmente boato sobre fechamento do Centro Viva Vida
Nas últimas semanas, vários boatos surgiram nas redes sociais dando conta do fechamento do Centro Viva Vida e Hiperdia em Muriaé. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde desmentiu tais boatos, informou que a unidade está funcionando normalmente e ainda falou sobre a situação da saúde no município.
Confira a nota na íntegra:
Todos têm conhecimento através dos jornais e noticiários da crise financeira que assola o país, com alto nível de desemprego e impacto significativo nas políticas públicas sociais.
Esta crise financeira tem reflexos diretamente na saúde uma vez que o desemprego pode levar à possíveis casos de depressão, e ainda, a baixa qualidade da alimentação também compromete a saúde das pessoas, e com isso sobrecarrega o Sistema Único de Saúde que não consegue absorver todas as necessidades de imediato.
Diante deste cenário nacional, podemos dizer que Muriaé está em uma situação confortável quando comparado a outros municípios e tem uma saúde que funciona sim! Porque dispõe de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, equipe de saúde bucal composta de dentista e auxiliares e o apoio do NASF com equipe multidisciplinar composta por: assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, e educador físico em todos os bairros e distritos da cidade com a adesão a Política Federal Estratégia Saúde da Família e havendo necessidade de atendimento especializado, o próprio enfermeiro faz contato com a Central de Marcação direcionando o atendimento para as Policlínicas que dispõe de médicos nas especialidades de: ginecologia, dermatologia, urologia, proctologia, psiquiatria, endocrinologia, nefrologia, angiologia, ortopedia, dentre outras.
Vale lembrar que a disponibilização dos medicamentos nos Postos de Saúde é também compromisso do Estado, e que às vezes ocorrem atrasos devido à necessidade de suprir todos os municípios do Estado de Minas Gerais.
Importante destacar o Laboratório Municipal, com equipamentos de última geração e qualidade nos resultados de mais de 10 mil exames por mês.
Na saúde pública do município de Muriaé também é garantida assistência gratuita aos pacientes com transtornos psiquiátricos no CAPS II com equipe de profissionais preparada para atendimento humanizado do paciente e sua família, o CAPS AD onde são acolhidos os pacientes com dependência química do álcool ou outras drogas com o objetivo de redução de danos e também apoio à família como base para o sucesso do tratamento.
O Programa DST-AIDS, referência de serviço da região faz busca ativa e acolhe os pacientes, garante acesso e oferta assistência, dando qualidade de vida através de equipe própria e médico infectologista exclusivo para o Programa.
Muriaé também é referência no serviço de fisioterapia, no Centro de Reabilitação Municipal com mais de 10 profissionais fisioterapeutas para o atendimento da população muriaeense e conta ainda com veículo próprio para garantir o acesso ao paciente com dificuldade de locomoção ao tratamento.
A crítica que às vezes são recebidas pelo setor público de saúde vem somente de pessoas que não utilizam o serviço e por isso não compreendem que mais de 80% da população é atendida. Só quem utiliza o serviço público é que pode reconhecer que mesmo com o financiamento abaixo do necessário, o comprometimento e a qualidade dos profissionais é que faz a diferença. Porque é assim que a saúde é feita, por profissionais sensíveis à dor do próximo e atendimento humanizado.
A administração pública do município de Muriaé firma convênio todos os anos com o Hospital São Paulo com valor mensal de R$208.000,00 que são repassados para garantir o atendimento de Pronto Socorro, e esta parceria não se restringe só ao repasse financeiro, a Prefeitura disponibiliza também um veículo na porta do Pronto Socorro para garantir ao paciente que não são classificados no atendimento como urgência e emergência e são referenciados para atendimento na unidade de saúde de referência instalada no Bairro São Francisco.
O serviço de saúde pública vai muito além do atendimento médico, uma vez que a vacinação é o maior programa do mundo, garantindo a imunização da população com todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.
E para concluir, vamos lembrar o antigo Centro Integrado Viva Vida Hiperdia, agora CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada) para atendimento de gestantes de risco, crianças baixo peso, hipertensos e diabéticos que recentemente foi pauta de matérias alarmantes sobre seu fechamento.
Esclarecemos que, como o próprio nome diz, Centro Estadual de Atenção Especializada, com sede no município de Muriaé é compromisso de atendimento a população do município, distritos e de mais 11 cidades que compõe a região de saúde de Muriaé: os municípios de Miradouro, Barão do Monte Alto, Antônio Prado de Minas, São Sebastião da Vargem Alegre, Miraí, Eugenópolis, Vieiras, Patrocínio de Muriaé, São Francisco do Glória e Rosário da Limeira.
Informamos que graças ao apoio do Deputado Estadual Bráulio Braz, o Estado, responsável pelo repasse da manutenção dos serviços, fez o pagamento referente ao período de atraso. Informamos também que, em nenhum momento foi interrompido o atendimento pela Prefeitura Municipal de Muriaé e dá continuidade aos serviços sem comprometer a saúde do usuário.
A Prefeitura agradece a cada profissional de saúde do Município de Muriaé que está comprometido com a qualidade do serviço oferecido à nossa população e que garantem com o seu trabalho o funcionamento de todos os serviços, demonstrando e dando evidências concretas de que a saúde em Muriaé existe sim.
Fonte: PMM