Minas Gerais pode ganhar novo hino
A Comissão Especial da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (1) um parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 41/2015, de autoria do deputado Isauro Calais. A PEC define a música “Oh Minas Gerais” como hino do Estado. A matéria segue agora para votação no Plenário da Casa.
Segundo o deputado, a Constituição assegura que um concurso promovido pela ALMG escolherá o hino. “Ocorre que esse concurso foi realizado duas vezes e nenhuma composição foi definida. Por isso, o Estado de Minas Gerais, até hoje, não tem um hino oficial que o identifique”, explica o parlamentar.
Antes da Constituição, o Estado adotava como hino extra-oficial o “Hino a Minas”, com letra de João Lúcio Brandão e música do padre João Lehmann. Apesar de nunca ter sido oficializada, no início do século XX, a composição era muito ouvida nas escolas e fazia parte do hinário (livro de hinos) distribuído nos estabelecimentos de ensino.
Porém, por ser mais popular, a música “Oh, Minas Gerais” é sempre lembrada como se fosse o hino oficial. A letra foi feita pelo compositor mineiro José Duduca de Morais, o De Moraes, gravada em 1942.
Fonte: Dep. Isauro Calais