Aumenta oferta de cursos técnicos e profissionalizantes em Muriaé
Muriaé é considerada polo de confecções. No ramo são 550 indústrias formais. O desenvolvimento do setor exige hoje mão de obra. Desde junho do ano passado, a cidade investe em cursos técnicos com carga horária total de 1200 horas.
Outras possibilidades também abrem o mercado da cidade para quem deseja se capacitar. O Instituto Federal do Sudeste de Minas foi inaugurado na cidade há três anos. Hoje são 10 cursos técnicos. Como são integrados, grande parte dos alunos cursam junto com o ensino médio. A média de idade é de 15 anos, mas eles já sabem o que querem. ‘Além de ter um ensino de qualidade, um ensino médio, com o curso técnico me dá mais possibilidade depois no mercado de trabalho’, avaliou o aluno, Victor Lucas Raspante. ‘A carreira que eu pretendo de seguir é de Cientista em Computação e agora que começou esse curso de Informática aqui no IFET foi uma boa oportunidade para começar a alcançar meu objetivo’, considerou a aluna Gabriela Andrade.
De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé, Joancélio Peçanha, o surgimento dos cursos técnicos na cidade partiu da demanda dos empresários. ‘Movimenta a economia porque tendo funcionário qualificado, a indústria produz melhor, produz mais. Ela produzindo mais, ela gera mais renda, mais receita. Gerando mais receita, ela traz outros segmentos também da cidade. Quando cresce e gera uma economia diferenciada, todos saem ganhando’.
Assista a reportagem completa da TV Integração:
Fonte: TV Integração