Coluna do Victor João – WannaCry: o ataque cibernético que afetou o mundo

Guia Muriaé no WhatsApp

Um ataque cibernético global, aproveitando uma falha de segurança no Windows, está infectando milhares de computadores. O ataque, até agora, atingiu 200 mil vítimas em quase 150 países, incluindo hospitais, companhias de telecom, órgãos governamentais e transportadoras. Aqui no Brasil este ataque já atingiu o Ministério Público, Tribunal de Justiça de São Paulo, INSS e a Vivo.




Esse vírus é do tipo ransomware, que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário, neste caso exigiram U$ 300 dólares em Bitcoin (moeda virtual).

O ataque foi feito pelo grupo de crackers, e se baseia numa vulnerabilidade do Windows explorada e vazada pela Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA.




Muitas empresas atingidas, muitos serviços parados e pessoas com medo. A grande questão que você deve estar pensando “Devo me preocupar?”. Inicialmente, esse ataque parece ter atingindo apenas empresas e organizações, pois a brecha também chega a servidores Windows, mas mesmo assim você deve ficar atento, tanto em casa quanto no seu trabalho.

Como foi dito antes, o vírus usa uma falha do Windows e a empresa Microsoft, que desenvolve o produto, já disponibilizou alguns medidas de segurança, assim como também muitos especialistas em segurança da informação.




Confira algumas dicas para se proteger:

Deixe sempre seu sistema operacional atualizado




Os ataques foram disseminados nas organizações que utilizam o sistema, mas nunca se preocupavam em deixa-lo em dia. A Microsoft já disponibilizou a atualização que corrige essa brecha. Por isso vale lembrar a importância de um profissional de tecnologia atento e eficiente tralhando nesses locais.

Nunca abra anexos em e-mails de fontes desconhecidas




Pelas informações passadas, esses ataques só tiveram êxito em lugares onde alguém cometeu esse erro. O vírus se auto propaga, bastando apenas o acesso de uma pessoa para comprometer toda a rede. Então essa dica vale para qualquer um, até para impedir de outras invasões diferentes.

Sempre faça backup




A forma mais efetiva de se prevenir dos ataques é fazer backups dos seus arquivos, empresariais e pessoais. Muitas empresas já tem sua rotina de backups, que consiste em guardar seus arquivos importantes periodicamente, em dispositivos externos a rede, como em, por exemplo, HDs externos, pen drives, DVDs e entre outros. Uma vez com seus arquivos guardados, qualquer pessoa que fizer esse ataque não lhe terá com refém.

Outras dicas




Entre outras medidas mais técnicas, como anti-malware adequado, controles de acessos à rede e navegação eficientes, instrução da equipe, firewall ativo, entre outros.

O ataque ainda persiste e não se tem certeza sobre novos. Algumas medidas já foram tomadas para tentar evitar, mas nada impede de acontecer novamente e até de forma mais forte. Não existe também orientação universal sobre o que fazer, pois mesmo caindo e seus arquivos sendo importantes não quer dizer que você pagando eles irão devolver. Então vale ficar atento às novidades nos próximos dias e seguir sempre as dicas de segurança.




Autor: Victor João Freitas Costa – Bacharel em Sistemas de Informação pelo UNIFAMINAS, entusiasta em economia e trabalha com ensino a distância




WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!