Prefeitura de Muriaé incentiva proprietários rurais a reflorestarem nascentes
Dezessete proprietários rurais assinaram, na terça-feira (27), no Teatro Zaccaria Marques, o contrato do programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA – Hídrico), criado pela Prefeitura de Muriaé, em parceria com diversos setores ligados a preservação de nascentes. O objetivo é incentivar produtor rural a recuperar as margens dos rios e nascentes, efetuando o reflorestamento da área e adaptando cercas para maior proteção dos mananciais de água.
A parceria feita com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, o Comitê da Bacia do Rio Paraíba do Sul e a Associação Comunitária dos Moradores Produtores Rurais de Astolfo Dutra ainda pode ser estendida a novos proprietários rurais. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho, informou que o programa começou pela bacia do Itajurú e Pontão da Àgua Limpa. “Os donos de terras deverão cercar as imediações onde existam nascentes e margens de rios, e realizar o reflorestamento” explicou ele, dizendo que, desta forma, a quantidade de água da região irá se multiplicar.
Quem mantiver a área preservada, de acordo com as exigências, receberá remuneração pelo benefício prestado a natureza. Os adeptos do novo programa começarão a receber pagamentos nos próximos 60 dias. Esses recursos são captados pelas empresas responsáveis por cuidar das águas nos municípios, no caso de Muriaé, pelo Demsur. Parte do dinheiro recolhido em impostos municipais segue para o Governo Federal e, então, retorna às cidades, podendo ser revertido em benefícios para os proprietários rurais que aderirem ao programa de reflorestamento.
Programa tem objetivo de preservar recursos hídricos de Muriaé
A recuperação da vegetação nativa nas margens dos rios que passam por Muriaé é tratada com importância pela Administração, tendo em vista as mudanças climáticas e as recentes crises hídricas em todo país. “Parabenizo todos os proprietários que estão participando deste programa de recuperação de nascentes e margens de rios. Esta ação vai preservar as águas da nossa cidade e região. Hoje em dia, a água é um bem escasso, por isso precisamos do esforço de cada um para construir um futuro mais sustentável para as nossas famílias”, salientou o prefeito Grego.
Fonte: PMM