Grupo garante apoio psicológico aos hóspedes da Casa de Apoio do Hospital do Câncer de Muriaé
Com o objetivo de alcançar a maior quantidade possível de pessoas, além de ser uma oportunidade para troca de experiências e fortalecimento psicológico dos pacientes e acompanhantes hospedados na Casa de Apoio para encarar o tratamento contra o câncer, foi criado o Grupo Conviver.
Nesta quarta-feira (19) foi realizado na Casa de Apoio da Fundação Cristiano Varella o segundo encontro do grupo, que acontece todas as quartas-feiras, às 8h30. As reuniões são dirigidas por Samara Dias, psicóloga da internação clínica do Hospital do Câncer de Muriaé e da Casa de Apoio.
O tema abordado por Samara na ocasião foi autoestima, através de dinâmica utilizando bolas de soprar, leitura de texto previamente selecionado para a reunião, entre outras ações. A psicóloga lembrou aos participantes que estar bem deve ser algo independente de outras pessoas, ou circunstâncias, “o ideal é que a gente se sinta bem apenas reconhecendo as coisas boas que a gente tem”, disse ela ao explorar o tema em um bate-papo com os presentes.
De acordo com Samara, a ideia de instituir esse tipo de atividade surgiu, a partir do momento que houve a percepção de que a demanda dos hóspedes (pacientes e acompanhantes) da Casa de Apoio era diferente da demanda dos pacientes do hospital.
Durante as reuniões são realizadas atividades de arte-terapia, dinâmicas, abre-se espaço para que as pessoas possam se manifestar, no sentido de emitir opiniões, trocar experiências vividas, “para que um possa fortalecer o outro com sua experiência”, completou Samara.
Para a realização das atividades do “Conviver” foi feita uma parceria interna com a Gestão Ambiental da Fundação Cristiano Varella, que fornecerá material ao grupo para ações de reciclagem durante os encontros.
Fonte: FCV