Programa Nacional de Documentação do Trabalhador Rural realiza ações em Muriaé
A prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), promoveu durante toda quinta-feira (29/08), o mutirão itinerante do “Programa Nacional de Documentação do Trabalhador Rural”, nas dependências do IF Sudeste.
A ação teve por objetivo desenvolver estratégias de inclusão das trabalhadoras rurais. Por meio do programa foram emitidos gratuitamente: 2ª via de certidões de casamento e/ou nascimento; carteiras de identidade, de trabalho e Previdência Social (CTPS); cadastro de Pessoa Física (CPF); atendimento do INSS; e ainda as pessoas tiraram fotos 3X4 para os documentos, que foram reveladas no local do evento.
O programa atende aqueles que moram nas comunidades rurais, assentados da reforma agrária, famílias acampadas e assistidas pelo Bolsa Família. Em Muriaé, foram atendidas pessoas de ambos os sexos, ampliando, assim, número dos beneficiados.
“Há muitas pessoas, principalmente residentes na zona rural, que ainda não tiveram a oportunidade de fazer todos os seus documentos. Este tipo de ação é importante porque garante a cidadania! Temos trabalhado bastante para reduzir as desigualdades sociais em nossa cidade. E, investir no social é garantir mais qualidade de vida.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Aquino Sigiliano.
Fonte: Nathália Aquino Sigiliano