Vereador quer proibir alimentação de pombos em espaços públicos de Muriaé
Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que tem como objetivo proibir a alimentação de pombos em espaços públicos do município.
A proposta, de autoria do vereador Evandro Cheroso (PR), proíbe a alimentação de pombos em vias, praças, prédios e demais locais de acesso público. Como existe legislação que proíbe a matança dos pombos, a solução é o controle populacional, que o vereador afirma ser possível fazer com a proibição de sua alimentação, já que alimentados procriam até seis vezes por ano, número que cai para duas vezes quando a escassez de alimentos.
– Apesar de simbolizarem a paz, os pombos são considerados pragas urbanas por serem os hospedeiros de diversos organismos que prejudicam a saúde humana. O ambiente humano contribui muito para a sobrevivência dessas aves, já que eu os edificios e monumentos tem grande quantidade de frestas, beirais e saliências que simulam o habitat original dessas aves em desfiladeiros e penhascos. Não sendo alimentados, os pombos procuraram alimentos em outros locais, sem a interferência do homem, afastando-se dos centros urbanos – justificou o vereador.
Os pombos são responsáveis por transmissões de doenças como criptococose, histoplasmose, salmonelose, ornitose, psitacose e toxoplasmose.
Se aprovada, o descumprimento da lei acarretará em advertência e, no caso de reincidência, multa, a ser estabelecida pela Prefeitura Municipal.
A proposição foi protocolada e a guarda inclusão na ordem do dia para ser apreciada pelos parlamentares.
Fonte: Guia Muriaé