Redes de Vizinhos é modelo para estado do RJ e deve ser implantado em Itaperuna
Na quarta-feira (9), policiais do 47º Batalhão de Polícia Militar de Muriaé deslocaram até o 29º Batalhão de Polícia Militar de Itaperuna para apresentação do projeto de Redes de Vizinhos, implantado nos distritos de Muriaé.
O tenente Weslley do 47º BPM compareceu a sede do 29º BPM, a convite do coronel Carlos, comandante da Unidade, para trazer os conhecimentos sobre o projeto. Para um público composto de praças e oficiais, o militar destacou a importância da proximidade com a sociedade, bem como o uso das redes no combate ao crime e no aumento da sensação de segurança. Na PMERJ não existe um projeto como o Rede de Vizinhos da PMMG.
Estiveram presentes na reunião, além de policiais do 29º BPM, o capitão Sandro, comandante da 76ª Cia de Muriaé, que destacou o quanto é enriquecedor as trocas de experiências das duas instituições, e o sargento Valdeci, militar que compõe o projeto Rede de Vizinhos e Propriedades no 3º Pelotão.
Rede de Vizinhos
A Rede de Vizinhos é o “sim” da polícia em dar as mãos aos moradores, unir-se aos elos da corrente, proporcionando a cada quarteirão, através de visitas rotineiras, num clima de autoconfiança, de paz e segurança revestida de amizade e compreensão. A Rede de Vizinhos é uma tecnologia de prevenção criminal de baixo custo, cujos resultados são de curto prazo.
É possível definir um conjunto de ações entre os moradores cidadãos em parceria com a PM no sentido de informar, integrar e coordenar grupos de vizinhos de modo a protegerem-se em conjunto e a ocuparem os espaços ociosos das ruas em frente as nossas casas. Um projeto deste porte não é possível se a comunidade não tomar ela própria as rédeas.
A Rede de Vizinhos é uma importante ferramenta de prevenção ao crime. É uma organização das pessoas com o objetivo de coibir a ação dos criminosos e garantir a segurança através de estratégicas simples com o apoio da PM.
Cada morador será uma “câmera viva”, ou seja, será os olhos da PM naquela localidade e acionando a PM caso seja necessário e proporcionando, também, uma aproximação entre a polícia e a comunidade.
Fonte: Guia Muriaé