Torneio Curraleiro gera oportunidades de negócios para produtores muriaeenses
O Torneio Curraleiro, promovido pela Prefeitura de Muriaé com os produtores participantes do “Muriaé Mais Leite”, vem incentivando o melhoramento genético do rebanho e promovendo a integração entre a classe rural. Além disso, também está criando oportunidade de negócios, movimentando a economia e a geração de renda.
Durante as pesagens de leite, que acontecem às quintas-feiras, às 19h, o público tem a oportunidade de conhecer o rebanho de outros criadores, o que pode despertar o interesse pelo gado e resultar na negociação. A próxima pesagem acontece nesta quinta-feira (17), em uma propriedade localizada no distrito de Macuco. O resultado final do Torneio será divulgado durante a 62ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Muriaé, que acontecerá entre os dias 5 e 10 de setembro, com a apresentação e premiação dos melhores animais.
O produtor Gilmar Pena, da Fazenda Paula Neves, recebeu duas propostas em uma bezerra. “Em toda pesagem está tendo a presença de muitas pessoas. Elas olham o gado, vão contando para outros criadores e nosso rebanho vai sendo conhecido, o que pode gerar negócio para nós”, conta. Já Fábio Marchese, da Fazenda dos Pereiras, está em negociação para a venda de uma novilha. O interesse surgiu após um produtor conhecer o gado da fazenda durante a pesagem de leite que aconteceu na propriedade no dia 3 deste mês. “Ainda estamos em negociação. Creio que podemos fechar em breve”, diz.
“Muriaé Mais Leite” incentiva melhoramento da produção de forma gratuita
Iniciado em 2017, o “Muriaé Mais Leite” oferece, gratuitamente, a cerca de 300 pequenos criadores de gado leiteiro, visitas periódicas de veterinários para esclarecimentos sobre novas formas de aumentar a produtividade.
O prefeito Grego afirma que o projeto é importante para a Administração estar mais próxima dos produtores rurais, disponibilizando assistência profissional e conhecendo as suas necessidades. “Através deste trabalho, estamos oferecendo oportunidades, por meio de consultas técnicas gratuitas, para que o criador possa ter um gado mais saudável e selecionado. Assim, estamos incentivando os produtores e suas famílias a permanecerem na atividade rural e a gerarem mais renda e emprego para Muriaé”, diz.
Fonte: PMM