Termina pesagem de leite do torneio curraleiro em Muriaé
O Torneio Curraleiro, promovido pela Prefeitura com os produtores participantes do “Muriaé Mais Leite”, chegou ao fim na quinta-feira (31), quando produtores de distritos e comunidade rurais da cidade se reuniram na Fazenda Bela Vista, na comunidade do Divisório, para conferirem a última pesagem de leite da competição deste ano. Além de incentivar o melhoramento genético do rebanho e promover a integração entre a classe rural, o Torneio está gerando oportunidade de negócios para os produtores muriaeenses.
Ao todo, 13 propriedades rurais estão participando da primeira edição do Torneio. O resultado final, com a apresentação e premiação dos melhores animais, será divulgado no dia 6 de setembro, durante a 62ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Muriaé, que acontecerá na próxima semana, entre os dias 5 e 10.
A agricultura e a pecuária são atividades que fazem parte da família de José de Melo (proprietário da fazenda que recebeu a última pesagem de leite), há pelo menos três gerações. Para o filho, Anderson de Melo, e o neto, Gustavo de Melo, que também trabalham na fazenda, o torneio trouxe benefícios para a família e para os produtores muriaeenses. “Este torneio é um incentivo para nós melhorarmos o nosso gado. Além disso, durante as pesagens de leite, conhecemos mais pessoas, o que proporciona mais interação entre a classe rural”, conta Anderson. “Esta competição beneficiou muito nós, produtores. Pudemos conhecer mais pessoas, tivemos a oportunidade de mostrar o nosso gado e até de fazer negócios”, completa Gustavo, contando que, devido ao Torneio, vendeu seis bezerras na semana passada.
Torneio curraleiro estimula produção leiteira e melhoramento genético
Iniciado em 2017, o “Muriaé Mais Leite” oferece, gratuitamente, a cerca de 300 pequenos criadores de gado leiteiro, visitas periódicas de veterinários para esclarecimentos sobre novas formas de aumentar a produtividade.
O prefeito Grego faz um balanço positivo da competição, que se iniciou em março. “O Torneio Curraleiro promove a interação entre produtores rurais, incentiva o melhoramento do gado e gera oportunidade de negócios, impulsionando o setor. Além disso, o evento é importante para a Administração estar mais próxima dos produtores, oferecendo assistência profissional e conhecendo as suas necessidades, a fim de que estejam mais motivados a permanecer no campo”, frisa.
Fonte: PMM