Prefeitura de Muriaé prepara criação do programa “Lote Limpo, Lote Seguro”
A Prefeitura se prepara para implantar o “Lote Limpo, Lote Seguro”. O programa, que funcionará de forma conjunta entre diversos setores da Administração, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, vai dar suporte e conscientizará os proprietários de lotes vagos a manterem os terrenos sempre limpos. A ação também contribui para a saúde dos muriaeenses, evitando proliferação de animais e doenças, além de diminuir a possibilidade de queimadas.
Em reunião realizada da tarde da última segunda-feira (11), no Centro Administrativo, foi levantada a competência de cada setor e instituição em relação à limpeza urbana em lotes. “Este é um programa interdisciplinar, que envolve diversos órgãos, tanto da Prefeitura quanto do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil”, diz o sargento Kleiton. Ainda segundo o militar, com o apoio do Corpo de Bombeiros, vai ser possível aumentar a capacidade de fiscalização dos lotes em condições irregulares, devido ao fácil acesso da corporação em diversos locais da cidade. Inicialmente, o projeto fará intervenções consideradas imediatas e necessárias, e, a médio e longo prazo, vai atuar de forma preventiva.
O prefeito Grego cita benefícios de se manter o lote limpo, como a redução do número de incêndios clandestinos e da proliferação de roedores, insetos e do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zica e chikungunya. “Esta atividade conscientizadora e fiscalizadora trará diversos benefícios para os muriaeenses, como a diminuição de focos de insetos e a propagação de animais causadores de doenças. Por isso, a nossa preocupação em manter o lote limpo é cada vez maior, para manter a saúde da população e ainda evitar queimadas”, frisa.
Fonte: PMM