Audiência pública discute segurança pública em Muriaé
A Câmara Municipal de Muriaé realiza nesta terça-feira (19), às 19h, no Teatro Municipal Belmira Villas Boas, uma audiência pública para debater a violência em Muriaé.
O evento foi solicitado pelo vereador Reginaldo Roriz (PSD) terá a participação de representantes dos três poderes no município (Executivo, Legislativo e Judiciário), além de integrantes das polícias, da sociedade civil organizada e populares, já que é um evento aberto ao público.
Em sua programação, após a composição da mesa e do pronunciamento de abertura do presidente da Câmara Carlos Delfim (PSDB), o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, vereador Prof. Júlio Simbra (DEM), vai coordenar a audiência que terá início pela apresentação dos temas.
Confira a programação completa:
* Segurança Pública e Violência Urbana;
* Palavra aberta ao Vereador Reginaldo Roriz;
* Agenda social e cultural voltada à proteção de jovens em vulnerabilidade social Palavra aberta à Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e a Superintendente da Fundarte, ou seus representantes;
* Tecnologia voltada para a segurança pública por meio do sistema vídeo monitoramento;
* Palavra aberta a um representante da 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil (4ª DRPC) de Muriaé e a um representante da Prefeitura Municipal de Muriaé;
* Sistema Penitenciário, Execução Penal e Modelo Apac;
* Palavra aberta a representantes do Poder Judiciário de Muriaé e da APAC;
* O papel e as ações do Ministério Público na Segurança;
* Palavra aberta a representantes da Promotoria Pública de Muriaé;
* Segurança Pública Preventiva para a redução da criminalidade;
* Palavra aberta ao um representante da 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil (4ª DRPC), e a um representante da Polícia Militar em Muriaé.
Após a apresentação que dos temas, dará inicio aos debates envolvendo as autoridades e representantes das diversas organizações presentes, seguido da apresentação e resposta aos questionamentos oriundos do público presente ao evento.
Com uma expectativa de duas horas de duração, o evento busca levantar soluções para que o município contribua com o Estado na promoção da segurança pública local, implantando políticas públicas que minimizem o risco de vulnerabilidade social dos jovens, grande maioria dos autores ou vítimas dos casos de violência no município de Muriaé.
Embora a promoção da segurança pública seja uma responsabilidade do Governo do Estado, autoridades locais pretendem com esta audiência unir toda a população a fim de se caminhar rumo a uma cidade segura e tranquila, como se espera de um município de interior, como Muriaé.
Fonte: CMM