Bancários entram em greve e agências amanhecem com faixas em Muriaé
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários Muriaé e Região (SEEB) realizou assembleia na noite de quinta-feira (19) e ficou decidido que os bancários da cidade irão aderir a greve nacional que começou na quinta-feira. A última paralisação da categoria na cidade foi no mês de setembro do ano passado.
A partir de hoje, as agências bancárias da cidade, excluindo o SICOOB que não é uma instituição financeira convencional, estarão apenas com os caixas-eletrônicos e auto-atendimento funcionando.
Com a greve dos bancos, as casas lotéricas devem ficar sobrecarregadas, já que absorvem pagamentos e fazem alguns saques. Em algumas lotéricas também é possível receber salários, como PIS, além de realizar depósitos.
6.145 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados ficaram fechados nos 26 estados e no Distrito Federal, segundo balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF).
Entenda a greve
Os bancários reivindicam 11,93% de reajuste, equivalente à inflação dos últimos 12 meses mais 5% de ganho real, além de valorização do piso salarial, maior participação no lucro dos bancos e mais empregos. Querem também o fim da rotatividade e das terceirizações, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades. Os bancos ofereceram reajuste de 6,1%.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Agência Brasil