Morador de Santo Antônio do Aventureiro morre com suspeita de febre amarela
Um morador de Santo Antônio do Aventureiro morreu nessa segunda-feira (22) com suspeita de febre amarela. O homem, de 49 anos, havia sido transferido do Hospital São Salvador, em Além Paraíba, para Casa de Caridade Leopoldinense, onde acabou indo a óbito.
Todo o material necessário foi coletado e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para que as análises possam apurar se a vítima estava ou não contaminada com febre amarela. Não há previsão de quando o resultado será divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Ao todo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) já confirmou oficialmente 16 mortes em decorrência da febre amarela. Ao menos outros dois óbitos confirmados por prefeituras mineiras não entraram para o balanço.
Outras mortes suspeitas seguem sendo investigadas.
Governo de Minas decreta situação de emergência em Saúde Pública regional devido à febre amarela
O Governo de Minas Gerais publicou, neste sábado (20/01), decreto que declara Situação de Emergência em Saúde Pública Regional, pelo período de 180 dias, em razão do registro de casos prováveis de Febre Amarela no Estado.
O decreto garante a tramitação em caráter de urgência de todos os procedimentos relacionados à referida situação de emergência em saúde pública regional. Para ver o decreto na íntegra, clique aqui.
O que muda?
A publicação do decreto tem o objetivo de facilitar e agilizar a adoção de medidas necessárias ao enfrentamento da doença.
Dessa forma, a partir de agora, o Governo do Estado de Minas Gerais poderá adquirir insumos e materiais, bem como contratar por tempo determinado serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial, sem a necessidade de realizar licitação, para os municípios que integram a área de abrangência das Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte, Itabira e Ponte Nova.
Fonte: Guia Muriaé, com informações de O Vigilante Online, Estado de Minas e SES-MG