Detentos reformam escola em Ubá
Desde segunda-feira (14), cinco detentos do Presídio de Ubá trabalham oito horas por dia na Escola Municipal Cesário Alvim, localizada no bairro Vitória. Eles pintam, faxinam e realizam pequenos consertos no prédio do estabelecimento de ensino. A previsão é que a reforma seja estendida por todo o recesso escolar (em comemoração ao Dia do Professor), encerrando-se no sábado (19).
“O trabalho é importantíssimo no processo de ressocialização dos presos, pois quebra preconceitos, dando a eles a oportunidade de reinserção na comunidade, de forma digna”, avalia o diretor geral do Presídio, Guilherme Magalhães. A assistente social da unidade, Lidiane Miquelito, que também acompanha de perto as atividades realizadas pelos detentos, ressalta os benefícios da atividade. “Quando eles trabalham, o comportamento melhora e o relacionamento com as outras pessoas é mais cordial”, conta.
A Escola Municipal Cesário Alvim voltará a receber reformas ainda neste ano. A partir de dezembro, quando começam as férias escolares, cerca de 20 detentos serão escalados para trabalhar no local. “Como teremos mais tempo, eles farão serviços mais complexos, como trocas de pisos e janelas, por exemplo”, explica Guilherme.
Fonte: Agência Minas / Foto: SEDS-MG