Produtores aprendem técnicas de adubação, poda e colheita de café em Muriaé
A comunidade Pedra Alta, no distrito de Belisário, sediou um encontro de cafeicultores na tarde dessa quarta-feira (18).
Durante o evento foi apresentado a produtores rurais e estudantes de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Muriaé técnicas de adubação, poda de cafeeiro, colheita e pós-colheita de café. Promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a Prefeitura de Muriaé, o evento proporcionou capacitação e troca de experiências entre o público de forma gratuita.
A programação inclui palestras no Centro Multiuso, ministradas por profissionais da Emater e por empresas parceiras. Ao final, houve sorteio de brindes e confraternização entre os participantes. O cafeicultor da região de Belisário, João Polido, afirma que eventos como esse proporcionam aprendizado de novas práticas para melhorar a produção. “Esses encontros nos ajudam muito, pois aprendemos novas técnicas, como o melhor tipo de adubo a ser usado e como selecionar o café durante a colheita. Isso melhora a produção, a qualidade do grão a ser vendido e também o preço do produto”, conta.
“A troca de informações, tecnologias e experiências são fundamentais em qualquer área, e no campo não é diferente. Durante encontros como esse, os produtores rurais de Muriaé têm acesso a novas práticas para melhorar sua produção e, consequentemente, sua renda, impulsionando o setor na cidade”, afirma o prefeito Grego.
Fonte: PMM