Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira é criado na zona da mata mineira
Minas Gerais acaba de ganhar mais uma reserva ambiental. O decreto que oficializa a criação do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira foi assinado pelo governador Fernando Pimentel e publicado na edição dessa quinta-feira (5) no Diário Oficial de Minas Gerais.
Com área total aproximada de 4.203,96 hectares e perímetro de 72,54 quilômetros, o Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira abrange os municípios de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde, localizados na Zona da Mata.
“A criação do parque será de extrema relevância para a manutenção de remanescentes de expressivos ecossistemas naturais como o bioma Mata Atlântica, bem como da fauna da região. O local tem espécies raras de flora, que também serão preservadas”, ressalta o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Germano Vieira.
De acordo com o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas, Henri Dubois Collet, o processo de criação dos parques contou com a participação ativa das comunidades abrangidas.
“Visitamos a região, ouvimos os moradores e acolhemos várias sugestões que recebemos da população. Prova disso é que, no projeto original, a área era de cerca de 8 mil hectares, mas foi reduzida em função dos questionamentos das comunidades”, frisa Collet.
Apesar de o decreto já estar em vigor, o prazo para implantação do parque é de cinco anos. “Quem mora na região pode continuar a exercer suas atividades normalmente. O processo de desapropriação ainda está em fase de estudo, mas asseguramos que esses moradores receberão o preço justo por suas terras”, enfatiza o diretor geral do IEF.
A criação de uma reserva ambiental gera emprego e renda para os municípios englobados. “As cidades contarão com o turismo ecológico sustentável, além da possibilidade de atração de investidores, promoção de eventos culturais, sociais e ambientais”, destaca Collet.
Fonte: Agência Minas