Campanha de Vacinação Antirrábica acontecerá no final de agosto em Muriaé
Os donos de cães e gatos devem ficar atentos. A Campanha de Vacinação Antirrábica será realizada no final de agosto na cidade. Este ano, a meta da Prefeitura é imunizar, de forma gratuita, aproximadamente 15 mil caninos e felinos, com o objetivo de garantir a saúde dos animais e de seus donos.
A vacinação começa pela área urbana no dia 25. Já na área rural, a campanha terá início no dia 27 deste mês e prosseguirá até o dia 31 de agosto. A orientação aos tutores é para que os cães sejam levados presos em guias e os gatos sejam transportados em gaiolas ou caixas especiais para evitar acidentes. Caso os animais estejam doentes ou em tratamento de saúde, devem esperar a recuperação para receber a vacina – isso vale também para as fêmeas que estejam prenhas.
Em 2017, foram vacinados 15.800 cães e gatos, um aumento de 30% se comparado aos números da vacinação de 2016 (12.114). Neste ano, além dos pontos nos bairros, as equipes da Prefeitura irão às casas de pessoas que possuem mais de dez animais, para facilitar a imunização. Para isso, o dono deve se apresentar até o dia 20 de agosto no Setor de Vigilância Ambiental (localizado na Rua Vereador José Messias, 65, Santo Antônio) para agendamento.
Vacina é única forma de prevenção da doença
A raiva é uma zoonose que pode matar se não for prevenida e cuidada. Segundo a diretora da Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf, a vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção contra a doença. “Embora a raiva seja uma doença controlada, ela ainda gera grande preocupação. Por isso, a vacinação tem que ser reforçada todos os anos. É preciso que os proprietários de cães e gatos levem seus animais de estimação para se vacinar, para que continuem saudáveis e fiquem livres desta doença”, diz.
Setor de Vigilância Ambiental
Endereço: Rua Vereador José Messias, 65, 2º andar (sala 19), Santo Antônio
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 11h e de 13h30min às 17h
Telefone: 3729-1301
Vacinação gratuita
Fonte: PMM