CDL Muriaé alerta para golpe com boletos falsos
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Muriaé emitiu um alerta nesta quinta-feira (7) referente a golpistas que estão enviando boletos falsos, principalmente destinados a pessoas jurídicas, não apenas em Muriaé, mas em todo território nacional.
– Um golpe recorrente, que tem gerado dúvidas, é o recebimento de boletos bancários de sindicatos ‘fantasmas’ ou de associações empresariais inoperantes. Formalmente estas associações e sindicatos existem com CNPJ, porém não prestam quaisquer serviços a seus sindicalizados ou associados. O teor do boleto induz a empresa a erro. Fiquem atentos! Qualquer dúvida, entrem em contato com nosso setor jurídico – alerta a CDL Muriaé.
Tais tipos de boletos costumam chegar para quem abre CNPJ como MEI (Microempresário Individual). Pouco após a abertura da empresa, o microempreendedor recebe uma correspondência com o boleto e muitos caem na fraude.
– Um [boleto] era da Associação Comercial Empresarial do Brasil, de R$ 299,80, que veio vencido, e outro de R$ 279,98, da Associação Comercial e Empresarial do Estado de São Paulo, que venceria em poucos dias. Procurei na internet, descobri que poderia ser um golpe e não paguei. Mas fico preocupada, pois em tão pouco tempo já tiveram acesso aos meus dados – disse uma pequena empresária, que prefere não ser identificada, em entrevista ao R7.
O empresário não é obrigado a fazer parte dessas associações, sendo assim não precisa pagar os boletos.
No caso de MEI, o Sebrae alerta que o único pagamento enviado pelo Correio a ser feito é o Carnê da Cidadania. Esse carnê tem 12 vencimentos, com os tributos a serem pagos.
Assista ao vídeo sobre a fraude
Fonte: Guia Muriaé