Bafômetro passivo passa a ser usado pela PRF nas rodovias mineiras
Um novo equipamento começa a auxiliar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a identificar condutores que insistem em consumir bebidas alcoólicas.
Trata-se do bafômetro passivo, um aparelho que não precisa ser assoprado pelo condutor. O novo equipamento permite a PRF uma fiscalização mais rápida. O agente aproxima o aparelho do motorista e ele já acusa se houve ingestão de álcool.
Caso o condutor tenha ingerido bebidas, o mesmo é convidado para fazer o teste do bafômetro tradicional para verificar o teor alcoólico do condutor.
Em Minas Gerais o novo aparelho já está sendo utilizado nas cidades de Juiz de Fora, Sete Lagoas, Uberbaba e Uberlândia.
A PRF pretende utilizar o bafômetro passivo principalmente em operações de grandes eventos, como saídas de festas, shows e exposições.
De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista flagrado com teor inferior de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido tem a CNH recolhida e leva uma multa de R$ 2.934,70. Já quem for flagrado com teor acima de 0,33, além de ter a CNH apreendida e levar a multa ainda responde criminalmente na Justiça.
Assista ao vídeo de um patrulheiro explicando o funcionamento do equipamento:
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Estado de Minas