Prefeitura de Muriaé intensifica vacinação contra sarampo para prevenir doença
Para proteger os muriaeenses contra o sarampo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando a vacinação contra a doença na cidade.
A aplicação da tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola, está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade e distritos. Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem receber a vacina.
Segundo o Ministério da Saúde, esse público-alvo que é mais suscetível a casos graves e óbitos, por isso o reforço em ações de combate e prevenção do sarampo.
É importante frisar que esta dose extra, também chamada “dose zero”, não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.
Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral quando a criança completar 1 ano de idade (1ª dose) e quando completarem 1 ano e 3 meses (2ª dose). É necessário apresentar cartão de vacina da criança.
O sarampo é uma doença contagiosa que tem como primeiros sintomas febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite e tosse. Nos dias seguintes, o paciente evolui para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. A doença pode evoluir também para o quadro mais grave, com o surgimento de uma pneumonia viral e até encefalite.
“Solicitamos aos pais que levem seus filhos de 6 meses a menores de um 1 ano para se vacinarem contra o sarampo. A vacina é um meio importante de prevenção contra a doença”, orienta a enfermeira coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Rosinalva da Silva Pedrosa.
Vacinação em adultos
A indicação é que as pessoas de até 29 anos que não recordam se tomaram ou não as duas doses voltem aos postos de saúde para se vacinar. Se estiver na faixa etária entre 30 e 49 anos, o cidadão tem que ter tomado pelo menos uma dose, e, se tiver mais de 50 anos, não precisa se imunizar. Acima desta idade, poderá receber a vacina somente se tiver receita médica, caso não tenha vacinado e não tenha comprovante, e for viajar para área de risco.
Fonte: PMM