Prefeitura de Muriaé esclarece gastos do Natal Luz
Diante de diversos questionamentos sobre os gastos com o “Natal Luz”, principalmente através das redes sociais, a Prefeitura de Muriaé, através da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (FUNDARTE), emitiu uma nota sobre os recursos do evento.
A Prefeitura de Muriaé esclarece que o dinheiro gasto com o “Natal Luz” não poderia ser aplicado em outras áreas, como a Educação ou Saúde, pois é uma verba especifíca para ser aplicada na área Cultural, com o objetivo de fomentar, por exemplo, a Arte e Turismo.
A Administração Municipal acredita ainda que a árvore de Natal e toda decoração na Lagoa da Gávea, palco do “Natal Luz”, irá atrair visitantes de outros municípios, movimentando a economia da cidade, haja vista a extensa programação do evento.
– Como acontece em todos os investimentos, parte dos recursos que foram investidos para o Natal Luz 2019 retornarão para o orçamento do município através da intensa movimentação comercial que a cidade receberá nos próximos dias – diz o órgão através da nota.
Confira a nota na íntegra:
Nesta quarta-feira (4), teve início em Muriaé o “Natal Luz”. A cerimônia de abertura reuniu milhares de pessoas que conferiram o acendimento das luzes e da “Árvore de Natal” que foi montada na Lagoa da Gávea. No entanto, surgiram questionamentos que precisam ser esclarecidos.
Na administração pública, existe o que se denomina de verbas específicas. Ou seja, são recursos que não podem ser aplicados em finalidades diferentes daquelas para as quais foram programadas.
É com este tipo de verba que a Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (FUNDARTE) trabalha. A FUNDARTE tem a missão e a vocação de fomentar a Arte, a Cultura, o Turismo, o Esporte e o Lazer.
Assim, os recursos geridos pela FUNDARTE não podem, por exemplo, ser aplicados na saúde, na educação ou em obras. Eles precisam necessariamente ser destinados para promover o desenvolvimento artístico-cultural, incentivar as atividades esportivas, gerando emprego e renda, além de impulsionar o turismo.
O Natal Luz 2019 tem essas características, gerando emprego para dezenas de pessoas. A festa vai proporcionar 30 dias de diversas atividades para os Muriaeenses e visitantes. Tudo preparado com muito capricho e amor para que todas as pessoas possam vivenciar a magia típica do “Natal”.
Ao longo das próximas semanas, um número incalculável de visitantes virá de outras cidades para conferir a decoração natalina feita na Lagoa da Gávea, tirar fotos com o Papai Noel e curtir a programação. E essas mesmas pessoas farão aumentar o movimento no comércio, nos restaurantes e nos hotéis de Muriaé, aquecendo a nossa economia.
Como acontece em todos os investimentos, parte dos recursos que foram investidos para o Natal Luz 2019 retornarão para o orçamento do município através da intensa movimentação comercial que a cidade receberá nos próximos dias. A FUNDARTE reafirma seu compromisso com o fomento de sua vocação nas diversas áreas de atuação. Investir em “Cultura” é compromisso com a qualidade de vida da população.
Compreendemos e fazemos coro que outras áreas precisam continuar tendo investimentos cada vez mais robustos, em especial nas áreas de Saúde e Educação. Mas não podemos deixar de afirmar que investir em Cultura, Arte, Esporte, Lazer e Turismo contribui positivamente tanto para a “Saúde” quanto para a “Educação” de toda a população.
A FUNDARTE agradece o apoio de todos os parceiros na concretização do “Natal Luz”. Desejamos um Feliz Natal Luz para todos.
“A arte deve, antes de tudo e em primeiro lugar, embelezar a vida; portanto, fazer com que nós próprios nos tornemos suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros.“ (Nietzche)
Fonte: Guia Muriaé
O problema não é a Árvore,que ficou muito bonita e realmente trará benefícios a cidade .Mas o preço que ficou tudo isso