Vereador quer que servidores da área de Saúde realizem testes periódicos para Covid-19
O vereador Dr. José Carlos (PSD) enviou à Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que instituí a testagem periódica para o coronavírus (Covid-19) no município.
A proposta estabelece que todos os trabalhadores que atuam nos serviços de Saúde, sobretudo aos que atendem diretamente os pacientes acometidos pela doença, acondicionados ao grau e risco de exposição, realizem um teste a cada 15 ou 30 dias.
Em casos suspeitos, já como ocorre, o funcionário será imediatamente afastado de suas funções, sendo que na testagem de assintomáticos, tal afastamento se dará tão logo se confirme a positividade.
Em todas as situações de afastamento, caberá a Secretaria Municipal de Saúde providenciar, com a máxima urgência, a substituição do funcionário, dando preferência aos que tenham feito testagem negativa recente.
– A testagem de profissionais de Saúde vem crescendo no Brasil. Tal conduta, muito mais que proteger os profissionais, reduz o risco de transmissão do vírus para seus familiares e correlatos, como também reduzirá o risco de tais profissionais assintomáticos, portando e disseminando o vírus, mesmo que tomem medidas de proteção individual – justifica o vereador.
O projeto foi protocolado e aguarda inclusão na ordem do dia para ser apreciada pelos parlamentares.
Fonte: Guia Muriaé