Escolas da rede estadual se preparam para a realização do Seminário de Percurso Curricular
Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, os alunos do 1º ano do ensino médio das escolas da rede estadual terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as áreas de empregabilidade ofertadas por suas escolas. Por meio do Seminário de Percurso Curricular, serão apresentadas para a comunidade escolar a proposta do Reinventando o Ensino Médio e um pouco mais sobre as áreas de empregabilidade que serão ofertadas, para que assim pais e alunos possam escolher qual delas o estudante vai cursar.
Na Escola Estadual Affonso Roquette, em Paracatu, o Reinventando o Ensino Médio terá início neste ano e a escola está preparando palestras com profissionais para apresentar as três áreas escolhidas pela escola: Turismo; Empreendedorismo e Gestão; e Meio Ambiente e Recursos Naturais. “Estamos muito entusiasmados. Desde o ano passado estamos falando com os pais e alunos sobre a iniciativa. Na próxima semana vamos explicar tudo sobre as três áreas. Convidamos profissionais para falar sobre as oportunidades de crescimento, como é o trabalho, entre outros”, conta a diretora da escola, Maria José Brandão e Magalhães.
Já na Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, em Manhuaçu, esse será o segundo ano de Reinventando o Ensino Médio. Segundo o coordenador da iniciativa na escola, Clóvis Dornelas Filho, a grande diferença do Seminário que será realizado neste ano para o que foi feito em 2013 será a apresentação das experiências dos alunos. “Os estudantes que já participam do Reinventando o Ensino Médio vão falar para os colegas sobre o que já fizeram e vão mostrar os benefícios que a iniciativa trouxe. Já distribuímos para a comunidade escolar um jornal que mostra todas as atividades que realizamos no ano passado”, conta o educador.
Após a realização do Seminário, os estudantes, juntos com os pais, preencherão um formulário onde deverão registrar a área de empregabilidade escolhida.
Reinventando o Ensino Médio
A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação teve início em 2012, sendo ofertado em 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte. Em 2013, o projeto foi ampliado para 133 escolas da rede estadual de ensino. Esse ano, ele será universalizado atingindo todas as 2.211 instituições de ensino que ofertam o ensino médio.
Fonte: Agência Minas / Foto: SEE-MG