Além Paraíba registra 5 novos óbitos por covid-19 e lockdown deve ser prorrogado
Nesta sexta-feira (19), a cidade de Além Paraíba registrou cinco novos óbito por covid-19 e chegou a marca de 81 mortes desde o início da pandemia.
O prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e a secretária municipal de Sáude, Bethânia Reis de Souza, estão estarrecidos com a aceleração das mortes por COVID-19.
– É claro que a variante P1 do novo coronavirus está predominando na cidade e os casos agravam rapidamente e evoluem a óbito 2 a 3 dias depois. Nas últimas semanas as mortes estão acelrando assustadoramente – afirmam as autoridades de Prefeitura de Além Paraíba, através de nota.
No próximo domingo termina o decreto de lockdown em Além Paraíba, mas o prefeito está sendo aconselhado em prorrogá-lo por pelo menos mais uma semana.
– Na verdade em razão do período de latência do vírus, os casos dos últimos dias refletem as infecções de duas semanas atrás. A epidemiologia tem como verdade incontestável que somente duas semanas de isolamento rigoroso (lockdown) pode reduzir a transmissão. Ou seja, ao final de um lockdown de 14 dias será refletido o isolamento do mesmo – diz a nota da Prefeitura de Além Paraíba.
O prefeito vai ser pronunciar nestes sábado (20), ao meio dia, através de nova nota oficial e um pronunciamento em vídeo detalhando sua decisão.
A Prefeitura de Além Paraíba ressalta que a vacinação continua acontecendo casa, mas que mesmo elas necessitam de duas a três semanas para que o organismo gere os anticorpos.
– Essa é a maior catástrofe sanitária de Além Paraíba e apesar disso pessoas ainda insistem em andar sem máscaras, reunir-se em festas e aglomeração de desafiar o vídeo que segue matando. O Hospital São Salvador continua colapsado, sem leitos de enfermaria e UTI – conclui a nota.
Fonte: Guia Muriaé