MPMG realiza reunião com Prefeitura de Juiz de Fora e Governo de MG para avaliar vacinação

Guia Muriaé no WhatsApp

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 20ª Promotoria de Justiça de Juiz de Fora e da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde – Sudeste, realizou nesta terça-feira, 23 de março, reunião com representantes da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora e da Superintendência Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, com o objetivo de avaliar a situação do processo de vacinação contra a Covid-19 em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Em apresentação realizada pela secretária municipal de Saúde Ana Pimentel, foi informado que o município recebeu até a data da reunião a quantia de 98.746 doses da vacina, entre primeira e segunda doses, tendo realizado a aplicação de 48.081 doses (31.708 – 1ª dose / 16.373 – 2ª dose). Segundo a secretária, o estoque remanescente é de 50.665 doses, o qual se somará a um quantitativo aproximado de 20.000 doses que deverão ser entregues nesta semana em nova remessa a ser enviada pelo Estado – totalizando, aproximadamente, 70 mil doses.

PUBLICIDADE

A representante do município apresentou plano de trabalho a ser implementado a partir da próxima segunda-feira, 29 de março, com ampliação de sete para 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para vacinação; instalação de “drive thru” na região norte da cidade (além da continuidade do “drive thru” na Universidade Federal de Juiz de Fora); ampliação da campanha de informação para maior adesão, principalmente, do grupo prioritário de idosos; realização de busca ativa pela Atenção Primária à Saúde dos idosos ainda não vacinados.

Visando à garantia de segurança do processo de vacinação, o MPMG solicitou à Secretaria de Saúde de Juiz de Fora e à Superintendência Regional de Saúde-JF a verificação das condições de funcionamento das salas de vacinação das UBS, em especial a presença de refrigeradores adequados e de equipamentos preventivos (“nobreak) em caso de quedas de energia. Os participantes realizaram acordo pela criação de força-tarefa envolvendo os órgãos de Vigilância Sanitária municipal e estadual, possibilitando a verificação imediata das condições apresentadas.

PUBLICIDADE

Por fim, os promotores de Justiça Jorge Tobias de Souza, titular da 20ª Promotoria de Justiça de Juiz de Fora, e Rodrigo Ferreira de Barros, coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde – Sudeste, solicitaram a implementação, pela Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, de medidas urgentes para ampliação das faixas etárias de idosos passíveis de recebimento do imunizante contra a Covid-19 (considerando o estoque atual de 50.665 doses), a fim de que seja atendido ao estabelecido no Plano Nacional de Imunização (PNI) e levando-se em conta o atual cenário de completa ocupação dos leitos de UTI Adulto Covid na cidade e na Macrorregião de Saúde Sudeste.

Fonte: MPMG

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!