Alunos da rede estadual e municipal aprendem sobre lixo seco e úmido em Muriaé
Visando conscientizar as gerações futuras sobre a importância de se preservar o meio ambiente, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) vem desenvolvendo o projeto do Trabalho Técnico Socioambiental (TTS) do aterro sanitário nas redes municipais e estaduais de ensino de Muriaé com o tema: “Coleta seletiva, lixo seco, lixo úmido”. O projeto teve início em março de 2013 e desde então já foi apresentado em 27 escolas do município.
Nesta quarta-feira (26), foi a vez da Escola Municipal José Miguel Muahad, localizada no bairro da Barra. Crianças de 2 a 6 anos de idade aprenderam de forma lúdica a identificar e separar lixo seco, lixo úmido. A equipe do TTS utilizou resíduos úmidos da cozinha que são usados na merenda escolar, resíduos secos como embalagem de iogurte, leite, latinha de refrigerante que são consumidos por eles no dia-a-dia levando-os a pensar e interagir com o mundo, afinal, é a fase de descobertas sensoriais mais fortes. Desde cedo é importante construir vínculos com as crianças para que elas percebam que a natureza e sua vida são co-dependentes, esta fase permite que os conhecimentos adquiridos sejam interiorizados e se tornem parte de sua personalidade. É o momento propício para que a consciência social e crítica sejam trabalhadas. No final da apresentação foi entregue a escola um Banner da coleta seletiva, material educativo e ímã de geladeira para ser distribuídos entre os alunos.
Reduzir evitando o desperdício e consumir somente o necessário; Reutilizar aproveitando os materiais que na maioria das vezes são jogados no lixo; Reciclar utilizando como matéria prima para a fabricação de novos produtos, são algumas regras simples que fazem toda a diferença no dia-a-dia, e ainda, colabora com a vida útil do aterro sanitário de Muriaé prevista para 20 anos.
Fonte: DEMSUR