Aplicativo da Caixa permite fazer empréstimo de até R$ 1.000 pelo celular

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Através do aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, é possível fazer empréstimos com valores que variam entre R$ 300,00 a R$ 1.000,00. Tudo é feito de forma online, pelo próprio celular, sem precisar ir até uma agência física do banco.

O empréstimo descomplicado do Caixa Tem pode ser pago em até 24 meses e os usuários podem solicitar uma linha de crédito nas modalidades “Gastos pessoais”, para despesas pessoais, e “Negócios”, para empresas e pequenos empreendimentos.




Para contratar, baixe o aplicativo Caixa Tem (disponível na Play Store e iOS). Após instalar o app, faça login usando seu CPF e senha. Na tela inicial do Caixa Tem, clique na opção “Contratar”.

Na tela que irá abrir o cliente saberá se há algum crédito liberado, seja para uso pessoal ou de sua empresa. Havendo possibilidade de valor a ser contratado, é possível fazer uma simulação antes de contratar o empréstimo.




O contrato é firmado informando uma data de vencimento e quantidade de parcelas para quitar o empréstimo, sendo que antes de confirmar a contratação do empréstimo é informado os juros cobrados pelo mesmo. Estando de acordo, basta clicar em “Confirmar”.

Confira abaixo as principais dúvidas sobre o empréstimo do Caixa Tem (a recomendação é só contratar se realmente precisar):




1. O que é o Crédito CAIXA Tem?
É um empréstimo para clientes do CAIXA Tem, nos valores entre R$ 300 e R$ 1.000 e com prazo para pagamento de até 24 meses, disponível para contratação direto pelo aplicativo CAIXA Tem, com jornada 100% digital e simples.

Quem pode solicitar o Crédito CAIXA Tem?
Poderão solicitar o empréstimo os clientes CAIXA Tem aprovados pela análise de crédito realizada pela CAIXA, de forma automática no aplicativo, após a atualização cadastral e que tenham limite disponível para contratar. Além disso, o cliente não deve ter restrição nos órgãos de proteção ao crédito Serasa e SPC.




Quem ainda não é cliente CAIXA Tem pode abrir sua conta Poupança Digital+ pelo aplicativo.

2. Quais tipos de empréstimos posso contratar no aplicativo CAIXA Tem?
O CAIXA Tem oferece duas modalidades de empréstimos, sendo selecionadas automaticamente no aplicativo conforme a necessidade do cliente e finalidade a ser destinado o recurso:




Crédito CAIXA Tem pessoal: o cliente poderá utilizar para cobrir despesas gerais e pagamentos de contas, pois esse empréstimo é de livre destinação.

Crédito CAIXA Tem para seu negócio: crédito produtivo orientado para despesas com fornecedores, salário de ajudantes/funcionários, contas de água, luz e aluguel, compra de matérias-primas e mercadorias para revenda, entre outros.




3. Mesmo quem não é cliente CAIXA Tem pode ter acesso ao empréstimo no aplicativo?
Os novos usuários CAIXA Tem que desejam contratar o Crédito CAIXA Tem podem abrir sua conta Poupança Digital+ e ter acesso ao empréstimo no aplicativo. Ou seja, a possibilidade de solicitar o Crédito CAIXA Tem só estará disponível após a abertura da conta.

4. Aparece a opção “Crédito CAIXA Tem”, mas não houve aprovação. O que fazer?
Não ser aprovado no momento pode significar que o cliente não atingiu os critérios de avaliação de risco de crédito da CAIXA. Recomendamos verificar se há restrições cadastrais em seu CPF e se há outros empréstimos que comprometam a capacidade de pagamento.




5. Quanto é possível pegar de empréstimo no Crédito CAIXA Tem?
Os limites de crédito disponíveis para contratação podem variar de R$ 300 a R$ 1.000, conforme a análise de risco de crédito.

Havendo capacidade de pagamento, o cliente pode solicitar outros empréstimos simultâneos, até completar o valor total disponível para contratação, desde que não tenha parcela com atraso no pagamento.




6. O valor aprovado para contratar empréstimo é baixo. É possível ter um limite maior?
Os valores liberados para empréstimo são baseados nas informações do cadastro atual do cliente e no histórico financeiro no momento da avaliação de crédito.

O cliente pode avaliar se o valor é útil para ele e se as parcelas cabem em seu orçamento, usando o valor liberado neste momento.




Ao fazer os pagamentos em dia, o cliente construirá um histórico de relacionamento com a CAIXA que poderá possibilitar nova avaliação de crédito e a disponibilização de maior valor para contratação de novos empréstimos.

7. Em quanto tempo é possível pagar o Crédito CAIXA Tem?
O pagamento do Crédito CAIXA Tem pessoal pode ser realizado em no mínimo 01 (uma) e em até 24 (vinte e quatro) parcelas mensais.

​O pagamento do Crédito CAIXA Tem para seu negócio pode ser realizado em no mínimo 04 (quatro) parcelas mensais. O prazo máximo para pagamento também é de até 24 (vinte e quatro) parcelas mensais.

8. Qual a taxa de juros do Crédito CAIXA Tem?
Os empréstimos do Crédito CAIXA Tem possuem taxa de juros de 3,99% ao mês, independente do prazo solicitado e da finalidade do empréstimo.

9. Quais as vantagens do Crédito CAIXA Tem?
Empréstimo direto no celular de maneira simples e sem cobrança de tarifas. Não é necessário sair de casa para simular e contratar, basta acessar o CAIXA Tem, atualizar o cadastro no mesmo aplicativo, verificar se há limite de crédito disponível e solicitar o seu empréstimo.

10. Quem recebe o benefício do Bolsa Família pode contratar o Crédito CAIXA Tem?
Neste momento, os clientes beneficiários do Bolsa Família não poderão solicitar o Crédito CAIXA Tem.

Os beneficiários dos demais programas sociais podem contratar o empréstimo, caso sejam aprovados após análise de crédito da CAIXA.

As parcelas de empréstimos não são debitadas dos benefícios sociais recebidos. Assim, deve-se depositar o valor da parcela do seu empréstimo Crédito CAIXA Tem na sua conta CAIXA Tem, garantindo o débito no dia do vencimento.

11. O que é preciso fazer para contratar?
O primeiro passo é atualizar gratuitamente o CAIXA Tem nas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store. Em seguida, deve-se acessar o CAIXA Tem e selecionar a opção “Atualize seu cadastro” no menu. O passo a passo da atualização prevê a digitalização de documento de identidade e foto, “selfie” do cliente. A avaliação do seu cadastro será concluída em até 10 (dez) dias.

Após a atualização do cadastro, a conta passa de Poupança Social Digital CAIXA para Poupança Digital+. Ao clicar na opção ‘Crédito CAIXA Tem’, será apresentada a opção para solicitação de empréstimo, a simulação para que você indique o valor e a quantidade de parcelas a serem pagas, com avaliação automática para verificação se o cliente tem limite a ser disponibilizado, conforme solicitado.

12. Como faço a simulação do empréstimo?
Você poderá simular o seu empréstimo diretamente pelo aplicativo, na opção “‘Crédito CAIXA Tem”’, indicando o valor do empréstimo solicitado, a data de vencimento e o número de parcelas para pagamento. Você poderá fazer quantas simulações forem necessárias para identificar as melhores opções para avaliação e contratação.

13. É preciso pagar algum valor ou taxa antes para liberar meu Crédito CAIXA Tem?
Não é solicitado nenhum valor ou pagamento antecipado. O cliente só começa a pagar o empréstimo depois que o dinheiro for depositado em sua conta no CAIXA Tem, com o vencimento da primeira parcela na data definida por ele.

14. Onde é possível contratar o Crédito CAIXA Tem?
A contratação é realizada apenas no aplicativo CAIXA Tem, por meio da opção “Crédito CAIXA Tem”.

Portanto, não é necessário ir à uma agência da CAIXA para solicitar a contratação dessa linha de crédito.

15. Quem não tem emprego formal consegue contratar?
Sim, mesmo sem emprego formal, é possível fazer a atualização cadastral e, após a análise de crédito, solicitar o Crédito CAIXA Tem.

Serão avaliadas a movimentação da conta e a renda comprovada ou declarada do cliente para calcular o valor máximo que a prestação pode chegar.

16. Onde se consulta o valor que se pode pegar de empréstimo?
Clicando na opção “Crédito CAIXA Tem”, na tela do aplicativo CAIXA Tem, será apresentado o valor disponível para empréstimo. Não é necessário contratar todo o valor. Você pode solicitar valores menores à medida que precisar.

O aplicativo apresenta uma simulação para visualizar qual valor e condição de pagamento melhor atende as necessidades do cliente.

17. Haverá um contrato impresso?
Não há um contrato impresso. O contrato do empréstimo é assinado digitalmente no CAIXA Tem, com o fornecimento da senha CAIXA Tem, que é uma assinatura eletrônica.

Os dados do contrato podem ser consultados a qualquer momento no próprio aplicativo CAIXA Tem, bem como o crédito do valor contratado e o débito das parcelas no extrato.

18. Em quanto tempo o dinheiro cai na conta?
O dinheiro do empréstimo estará disponível na conta Poupança Digital+ do cliente em até 1(uma) hora após a contratação do Crédito CAIXA Tem, via aplicativo CAIXA Tem.

19. Como faz para pagar as parcelas?
As parcelas do empréstimo serão debitadas todo mês na conta Poupança Digital+ do cliente. Então, o cliente deve depositar ou transferir o dinheiro para a conta até a data de vencimento para pagamento da parcela.

O valor da prestação pode ser depositado na Poupança Digital+ via depósito nos caixas eletrônicos da CAIXA, em lotéricas ou correspondentes CAIXA Aqui, por transferências bancárias ou Pix.

Caso haja saldo na conta, mas que for proveniente de benefícios sociais, como Auxílio Emergencial, a parcela não será debitada, pois é necessário possuir saldo suficiente para a parcela sem considerar o valor de benefício creditado na conta.

​20. Minha parcela está em atraso, como faço para pagar?
O pagamento de parcelas em atraso pode ser feito pelo cliente diretamente no CAIXA Tem. Também é possível solicitar o boleto pela Central de Atendimento CAIXA, nos telefones 4004 0104 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões), ou no site da CAIXA, clicando aqui.

Caso você opte por gerar o boleto no site da CAIXA, veja como as modalidades estarão descritas na página:

​​Crédito CAIXA Tem Pessoal: 400 – Crédito Direto CAIXA Automático
​​​Crédito CAIXA Tem Produtivo: 144 – Girocaixa Orientado PF

21. O que acontece se o cliente não pagar?
Antes de fazer um empréstimo, é importante ter um planejamento financeiro. No site da CAIXA e no app CAIXA Tem, o cliente encontra dicas sobre educação financeira para ajudar a organizar suas finanças.

Com dívidas não pagas, o cliente tem dificuldades em conseguir novos empréstimos na CAIXA ou outras instituições financeiras e pode ficar com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Em geral, a CAIXA entra em contato com o cliente oferecendo uma chance de reverter essa situação antes de negativar o CPF. Mas caso não haja o pagamento, a dívida aumenta com o passar do tempo, desta forma, quanto antes o cliente regularizar a dívida menos encargos serão cobrados.

Em caso de atraso, você pode realizar o pagamento da(s) parcela(s) atualizada(s) diretamente no aplicativo, no site da CAIXA, clicando aqui, ou entrar em contato com a CAIXA pelo telefone 4004 0104 para Capitais e Regiões Metropolitanas e pelo 0800 104 0 104 para as demais regiões e verificar outras formas de pagamento, evitando cobranças futuras.

Caso você opte por gerar o boleto no site da CAIXA, veja como as modalidades estarão descritas na página:

​Crédito CAIXA Tem Pessoal: 400 – Crédito Direto CAIXA Automático
​​Crédito CAIXA Tem Produtivo: 144 – Girocaixa Orientado PF
É possível antecipar o pagamento de uma parte da dívida ou das parcelas mensais?
Sim, você pode amortizar ou antecipar o pagamento ou pagar suas parcelas em atraso clicando na opção ‘Crédito CAIXA Tem’ e depois no menu ‘Meus contratos’, indicar o valor que será antecipado para amortização da dívida e indicar se será pago via boleto ou débito na conta Poupança Digital+.

22. É possível desistir de um empréstimo após tê-lo solicitado?
Sim. Você pode pedir o cancelamento do empréstimo em até 7 (sete) dias úteis depois de ter contratado seu Crédito CAIXA Tem, sem taxas adicionais, por meio do aplicativo. Para o cancelamento ser realizado, o dinheiro do empréstimo dever estar disponível em conta, para que a CAIXA tenha os recursos de volta e realize o cancelamento.

Você receberá uma confirmação da solicitação e terá o cancelamento da contratação concluído em até 2 (dois) dias úteis após a solicitação no aplicativo CAIXA Tem.

23. Onde consulto os contratos realizados e as opões de pagamento?
No aplicativo CAIXA Tem, você pode acompanhar os seus contratos, solicitar cancelamento, pagar parcela em atraso, verificar o valor e data da próxima parcela a vencer, pagar a próxima parcela antecipadamente, amortizar e liquidar seu contrato. Todas essas opções podem ser realizadas acessando “Crédito CAIXA Tem” no menu do aplicativo, e em seguida clicando em “Meus Contratos”.

24. Quais outras vantagens, além do acesso ao Crédito CAIXA, o cliente tem ao atualizar o seu cadastro e transformar sua Poupança Social em Poupança Digital+?
Ao transformar a sua conta em Poupança Digital+, o cliente garante todas as vantagens de uma conta com a tradição da CAIXA, para recebimento e movimentação de recursos financeiros por meio de conta bancária digital segura e de fácil utilização, além de ser isenta de tarifa mensal de manutenção e possuir serviços básicos gratuitos:

Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas;
Até três transferências por mês para contas de depósitos de outros bancos;
Transferências ilimitadas para contas da CAIXA;
Emissão de até dois extratos por mês.
Outra vantagem é que o cliente poderá utilizar a sua conta sem se preocupar com limite de saldo ou movimentação, evitando assim o bloqueio da sua conta.

E mais, o cliente também passará a oportunizar a oferta de diversos produtos e serviços bancários disponíveis pela Poupança Digital+:

Rendimento mensal da poupança;
Empréstimos;
Pix e transferências;
Consultas de Saldos e extratos;
Saques;
Consulta a benefícios sociais;
Pagamentos pelo aplicativo e nas casas lotéricas;
Pagamentos em maquininhas com QR Code;
Cartão de débito virtual;
Recarga de celular e de transporte;
Contratação de seguro;
Dicas de educação financeira.

Fonte: Guia Muriaé

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